-
GABARITO: LETRA D
a) As discriminações que sofrem grupos minoritários, numa sociedade permeada por preconceitos, constitui uma das mazelas da modernidade → sujeito simples com núcleo no plural (discriminações); o correto é flexionar o verbo no plural (constituem).
b) Parecem-nos dignos de atenção, observando-se os argumentos do autor do texto, a forma pela qual uma luta contra a discriminação pode se tornar discriminatória → o sujeito vem após o verbo (sujeito posposto); o núcleo do sujeito está no singular (forma), logo, o correto é anter o verbo no singular (parece).
c) Não constam, nas reações contrárias aos movimentos de grupos identitários, que os que as promovem tenham sofrido a dor de alguma discriminação → temos um sujeito oracional; ISSO não consta (verbo deve ficar no singular).
d) Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes → frase correta; respectivamente, uma voz passiva analítica (verbo "ser" + particípio) e logo após uma voz passiva sintética (se); afirmem-se comportamentos (comportamentos sejam afirmados).
e) Sobressaem, entre as especificidades de grupos minoritários, a questão aguda da diversidade de gêneros, que a muitos parecem especialmente provocadora → o sujeito vem após o verbo (sujeito posposto); o núcleo do sujeito está no singular (questão), logo, o correto é anter o verbo no singular (sobressai).
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
REGRA GERAL=>> VOZ PASSIVA = VERBO AUXILIAR + VTDI (PARTICÍPIO)+ PREPOSIÇÃO.
Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes.
GAB - D
-
Gab: D
A) ERRADA: "As discriminações (...) constitui" >> está incorreta na flexão, pois o verbo deve ir para o plural, concordando com o sujeito; trata-se de voz ativa;
B) ERRADA: "parecem-nos dignos (...) a forma pela qual" >> sujeito (a forma) no singular, verbo deve concordar com ele, também ficando no singular;
C) ERRADA: "não constam (...) que os que as promovem..." >> o "que" introduz uma oração subordinada substantiva, temos, portanto, um sujeito oracional, e o sujeito oracional obriga o verbo a ficar no singular;
D) CORRETA: "Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes" >> "direitos são reivindicados" verbo "ser" + particípio = voz passiva analítica >> "se afirmem" VTD + se = voz passiva analítica;
E) ERRADA: "sobressaem (...) a questão" >> sujeito no singular, o verbo deve flexionar-se de acordo com ele.
-
Assertiva D
Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes.
-
GABARITO: LETRA D
COMPLEMENTANDO:
Voz Passiva Analítica
Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo:
A escola será pintada.
O trabalho é feito por ele.
Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de. Por exemplo:
A casa ficou cercada de soldados.
- Pode acontecer ainda que o agente da passiva não esteja explícito na frase. Por exemplo:
A exposição será aberta amanhã.
Voz Passiva Sintética
A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Por exemplo:
Abriram-se as inscrições para o concurso.
Destruiu-se o velho prédio da escola.
Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.
FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR
-
as questões da pcc é sinistra em!!!!!
-
Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.
-
SÓ ANALISAR COM CALMA QUE DA PRA ACERTAR...
GAB (D
-
Questão trabalhosa, mas se analisar com calma percebe que exige conceito básico de VOZ PASSIVA que é a presença de locução verbal formada verbo SER + PARTICÍPIO o que está claramente identificado na letra D
-
VOZES VERBAIS - EXISTEM 3 TIPOS:
VOZ ATIVA: o sujeito é o agente da ação.
Ex: O menino viu uma flor no jardim.
Suj: agente OD: paciente
VOZ PASSIVA: o sujeito é o paciente da ação.
Ex: Uma flor foi vista pelo menino no jardim.
Suj: paciente agente da passiva
VOZ PASSIVA ANALÍTICA: Verbo Ser + Particípio (ado e ido)
VOZ PASSIVA SINTÉTICA: Verbo Principal + Pronome Apassivador (VTD + SE (sempre)).
VOZ REFLEXIVA: o sujeito (agente) e o objeto (paciente) representam a mesma pessoa.
Ex: O menino viu ele mesmo no espelho.
O menino viu-se no espelho
-
Quanto a questão D, depois de práticas sociais, não devia ter uma vírgula?