SóProvas


ID
3497281
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Discriminar: um verbo ambivalente


      Quem for consultar um dicionário encontrará no verbete discriminar estas duas acepções, entre outras: 1. Distinguir (no mesmo sentido de discernir); 2. Apartar (no sentido de tratar como desigual). Na verdade, essas duas acepções correspondem a novas práticas da nossa vida social. Grupos minoritários lutam para que sejam reconhecidos, identificados, discriminados em suas legítimas áreas de vivência e de atuação; mas há também quem reaja em sentido contrário, perseguindo-os, desprezando-os, marcando-os como indesejáveis. Pode-se discriminar, portanto, visando à inclusão social ou pretendendo reforçar e tornar permanente a exclusão de determinados segmentos da população.

      Novos conceitos surgem, para atender novas realidades. São reconhecidos como identitários os grupos que batalham para serem aceitos em suas especificidades, sejam estas étnicas, profissionais, de gênero, de habilitação física, de tendência política etc. Num primeiro momento, a questão é realmente se organizarem para exigirem seu reconhecimento público. Mas o segundo passo é também importante: integrarem-se ao todo da sociedade para evitar uma fragmentação perene e irreversível. Há a necessidade, portanto, de que os grupos que sofrem discriminação venham a vencê-la, sem cair, no entanto, na armadilha de também passarem a discriminar os demais segmentos da sociedade.

(Bráulio Pinha, inédito) 

Há emprego regular da voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     a) As discriminações que sofrem grupos minoritários, numa sociedade permeada por preconceitos, constitui uma das mazelas da modernidade → sujeito simples com núcleo no plural (discriminações); o correto é flexionar o verbo no plural (constituem).
     b) Parecem-nos dignos de atenção, observando-se os argumentos do autor do texto, a forma pela qual uma luta contra a discriminação pode se tornar discriminatória → o sujeito vem após o verbo (sujeito posposto); o núcleo do sujeito está no singular (forma), logo, o correto é anter o verbo no singular (parece).
     c) Não constam, nas reações contrárias aos movimentos de grupos identitários, que os que as promovem tenham sofrido a dor de alguma discriminação → temos um sujeito oracional; ISSO não consta (verbo deve ficar no singular).
     d) Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes → frase correta; respectivamente, uma voz passiva analítica (verbo "ser" + particípio) e logo após uma voz passiva sintética (se); afirmem-se comportamentos (comportamentos sejam afirmados).
     e) Sobressaem, entre as especificidades de grupos minoritários, a questão aguda da diversidade de gêneros, que a muitos parecem especialmente provocadora → o sujeito vem após o verbo (sujeito posposto); o núcleo do sujeito está no singular (questão), logo, o correto é anter o verbo no singular (sobressai).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • REGRA GERAL=>> VOZ PASSIVA = VERBO AUXILIAR + VTDI (PARTICÍPIO)+ PREPOSIÇÃO.

    Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes.

    GAB - D

  • Gab: D

    A) ERRADA: "As discriminações (...) constitui" >> está incorreta na flexão, pois o verbo deve ir para o plural, concordando com o sujeito; trata-se de voz ativa;

    B) ERRADA: "parecem-nos dignos (...) a forma pela qual" >> sujeito (a forma) no singular, verbo deve concordar com ele, também ficando no singular;

    C) ERRADA: "não constam (...) que os que as promovem..." >> o "que" introduz uma oração subordinada substantiva, temos, portanto, um sujeito oracional, e o sujeito oracional obriga o verbo a ficar no singular;

    D) CORRETA: "Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes" >> "direitos são reivindicados" verbo "ser" + particípio = voz passiva analítica >> "se afirmem" VTD + se = voz passiva analítica;

    E) ERRADA: "sobressaem (...) a questão" >> sujeito no singular, o verbo deve flexionar-se de acordo com ele.

  • Assertiva D

    Novos direitos são reivindicados para que se afirmem como práticas sociais comportamentos até então rejeitados pelas camadas dominantes.

  • GABARITO: LETRA D

    COMPLEMENTANDO:

    Voz Passiva Analítica

    Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo:

    A escola será pintada.

    O trabalho é feito por ele.

    Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de. Por exemplo:

    A casa ficou cercada de soldados.

    - Pode acontecer ainda que o agente da passiva não esteja explícito na frase. Por exemplo:

    A exposição será aberta amanhã.

    Voz Passiva Sintética

    A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Por exemplo:

    Abriram-se as inscrições para o concurso.

    Destruiu-se o velho prédio da escola.

    Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • as questões da pcc é sinistra em!!!!!

  • Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.

  • SÓ ANALISAR COM CALMA QUE DA PRA ACERTAR...

    GAB (D

  • Questão trabalhosa, mas se analisar com calma percebe que exige conceito básico de VOZ PASSIVA que é a presença de locução verbal formada verbo SER + PARTICÍPIO o que está claramente identificado na letra D

  • VOZES VERBAIS - EXISTEM 3 TIPOS:

    VOZ ATIVA: o sujeito é o agente da ação.

    Ex: O menino   viu  uma flor no jardim.

            Suj: agente      OD: paciente

    VOZ PASSIVA: o sujeito é o paciente da ação.

    Ex: Uma flor  foi vista  pelo menino no jardim.

             Suj: paciente               agente da passiva

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA: Verbo Ser + Particípio (ado e ido)

    VOZ PASSIVA SINTÉTICA: Verbo Principal + Pronome Apassivador (VTD + SE (sempre)).

    VOZ REFLEXIVA: o sujeito (agente) e o objeto (paciente) representam a mesma pessoa.

    Ex: O menino viu ele mesmo no espelho.

         O menino viu-se no espelho

  • Quanto a questão D, depois de práticas sociais, não devia ter uma vírgula?