SóProvas


ID
3497911
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Recursos hídricos


      Apesar de ocupar quase metade da área da América do Sul e de ter em torno de 60% da Bacia Amazônica, que escoa um quinto do volume de água doce do mundo, há áreas críticas, onde a escassez deixou de ser apenas uma ameaça. Com três bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná –, o Brasil busca servir de exemplo na eficácia da gestão de seus recursos hídricos.

      Nas duas últimas décadas, foram desenvolvidos mecanismos e ações voltados para tornar a água de boa qualidade disponível para as gerações atuais e futuras, diminuir os conflitos do uso da água e ampliar a percepção da conservação da água como um valor social e ambiental de alta relevância. A partir dos anos 1980, a gestão dos recursos hídricos no Brasil passou a abordar três fatores: a sustentabilidade ambiental, social e econômica; a busca de leis mais adequadas e de espaços institucionais compatíveis; a formulação de políticas públicas que integrassem toda a sociedade.

      Em 1997, foi sancionada a Lei das Águas, que tem como fundamentos a compreensão de que a água é um bem público (não pode ser privatizada), sendo sua gestão baseada em usos múltiplos (abastecimento, energia, irrigação, indústria etc.) e descentralizada, com intensa participação de usuários, da sociedade civil e do governo. Pela lei, o consumo humano e de animais é prioritário em situações de escassez.

(Disponível em: www.brasil.gov.br

Estão corretos o emprego e a flexão de todas as formas verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • Atenção ao verbo Vir

    Presente do Indicativo = eu venho / tu vens / ele vem / nós vimos / vós vindes / eles vêm

    Pretérito perfeito = eu vim / tu vieste / ele veio / nós viemos / vós viestes / eles vieram

    FUTURO DO SUBJUNTIVO = quando eu vier / quando tu vieres / quando ele vier / quando nós viermos / quando vós vierdes / quando eles vierem.

    Modelo para provir, ADVIR, sobrevir, intervir...

  • COMENTÁRIO DO ARTHUR, NA LETRA "E" , ESTÁ ERRADO!

    O VERBO "DETER" TEM QUE ESTAR NO FUTURO DO SUBJUNTIVO (DETIVEREM), PORQUANTO "HAVERÁ" ESTÁ NO FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO. LOGO, NÃO É POSSÍVEL "DETIVESSEM", TENDO EM VISTA NÃO HAVER QUALQUER RELAÇÃO DO PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO, COM O FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO.

  • P. S - ESTOU NO QC HÁ BASTANTE TEMPO! SEMPRE PROCURO, A DESPEITO DE NÃO ASSINAR O SITE, AJUDAR NOS COMENTÁRIOS!!!

    ENTRETANTO, VENHO OBSERVANDO, NOS ÚLTIMOS TEMPOS, ALGUNS COLEGAS, ASSIM COMO FAZEM COM POLÍTICOS (DE ESQUERDA OU DE DIREITA) ENALTECENDO COMENTÁRIOS ERRADOS NA PLATAFORMA, SENDO QUE, EM ALGUMAS QUESTÕES SÃO OS COMENTÁRIOS MAIS CURTIDOS (CREIO QUE DEEM LIKE, SEM AO MENOS LER O QUE A PESSOA REALMENTE ESCREVEU).

    NÃO ESTOU CRITICANDO QUEM ERROU, MAS TOMEM CUIDADO, PARA NÃO SE PREJUDICAREM. TODOS ESTAMOS SUSCETÍVEIS A ERROS!

    DESCULPEM MEU DESABAFO!!!

  • Concordo com o LeBron.

    O Arthur é bom, mas de vez em quando traz informação incorreta e o pessoal parece não corrigi-lo por talvez acreditarem que esteja sempre certo, porque comenta quase todas as questões, todos erramos, mas aqueles que perceberem erros, deve de imediato informá-los.

    Todos estamos aqui por uma boa causa.

  • Lebron, acho que a palavra certa não seja enaltecer, mas talvez as pessoas que curtem, sejam realmente pessoas que não conseguem identificar o erro, visto que a maioria das respostas feitas por ele e demais, ajudam bastante nos estudos, E se alguém identificou o erro, é só corrigir, afinal, somos errantes e eternos aprendizes.

    E só pra reforçar, inclusive, que eu já vi outros comentários corrigindo-o, assim como corrigem de qualquer outro. E se não tem correção, pode ser realmente que ninguém identificou o erro, ou simplesmente não gostam de comentar.

    Abraços!

  • Carlos e Joana, acho importante a pessoa que postou o comentário errado e posteriormente o corrigiu, marcá-lo como retificado. Já aconteceu isso em uma outra questão de português com o comentário do Arthur, na qual avisei-lhe sobre o erro, ele corrigiu, não me falou nada e deixou por assim! Só depois vi que ele corrigiu e mandei outra msg para ele! Alegou, supostamente, não ter visto antes minha msg sobre o erro (tentando dar migué em advogado!).

    É apenas minha opinião sobre o assunto. Posso estar errado, mas agradeço os dois por me ouvirem e opinarem também!

    Abraços.

  • Letra A) O projeto foi relegado porque nele as prioridades humanas não se sobreporam às demais.

    Ao nosso sentir, salvo melhor juízo e conhecimento, acredito que esta errado porque além da forma verbal estar errada é VTD, ou seja, não exige preposição, bem como numa consulta rápida não encontrei a expressão "ÀS DEMAIS"

    Colaborando:

    Tipo de verbo: irregular

    Transitividade: transitivo direto, transitivo direto e indireto e pronominal

  • LeBron Concurseiro

    Pelo menos ele respondeu a sua mensagem! À minha ele simplesmente reagiu com um BLOCK. Foi por conta desta questão, na qual ele afirmou categoricamente que U é uma vogal aberta:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/83b7662e-5e

  • PENSEI QUE ELE TIVESSE SÓ ME BLOQUEADO KKKK !!!

  • o que é block, gente? kkkk

  • Paula Maia

    É um bloqueio. A gente não pode mais visualizar os comentários dele e vice-versa, e não pode trocar mensagens.

  • A) O projeto foi relegado porque nele as prioridades humanas não se sobreporam às demais.

    sobrepuseram

    B) Caso não intervissem as restrições ambientais, a lei acabaria sendo incrementada.

    interviessem

    C) Se advierem resultados insatisfatórios, não será o caso de revogar a lei, mas de aperfeiçoá-la.

    D) Seria preciso que as medidas jurídicas contessem maior relevância para que se as aprovasse.

    contivessem

    E) À medida que se deterem no exame dessa, haverá de constatar-se se ela apresenta falhas.

    detiverem

  • O qc deveria ter um contador de denúncias. Acima da cota a pessoa fica impedida de postar, porque só prejudicaria a comunidade que quer aprender sem erros...