B)
MARINELA (2014): c) Quanto à oportunidade (ou modo)
Por esta forma de classificação, temos o controle administrativo na linha do tempo em que é realizado. Nesse molde, o controle pode ser: preventivo, concomitante ou subsequente ao ato administrativo objeto do controle.
O controle preventivo ou prévio, também denominado a priori, é o que antecede a conclusão ou a operatividade do ato, sendo um requisito para sua eficácia, por exemplo, quando o Senado Federal autoriza a União a contrair empréstimo externo.
De outro lado, o controle concomitante ou sucessivo é todo aquele que acompanha a realização do ato para verificar a regularidade de sua formação, como a realização de auditoria durante a execução do orçamento.
E, por fim, o controle subsequente ou corretivo, também chamado de a posteriori, é o que se efetiva após a conclusão do ato controlado, visando a corrigir-lhe eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia, a exemplo da homologação na licitação.
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre controles administrativos. Para responder corretamente, precisamos indicar corretamente como se chama o controle que “acompanha a atuação administrativa no momento mesmo em que ela se verifica”.
A - INCORRETA. Controle prévio ou preventivo é aquele que acontece antes do início da prática ou antes da conclusão do ato administrativo, sendo requisito para sua validade ou para produção de efeito do ato controlado.
B - CORRETA. Controle concomitante, como o próprio nome indica, é exercido durante a execução do ato e possibilita a verificação de regularidade de sua formação.
C - INCORRETA. Controle subsequente/corretivo é aquele que só acontece depois que o ato é concluído.
D - INCORRETA. Controle administrativo refere-se ao conjunto de instrumentos que o ordenamento jurídico estabelece para que a própria administração pública, o poder judiciário, legislativo e o povo possam, diretamente ou por meio de órgãos especializados, exercer o poder de fiscalização sobre os órgãos, entidades e agentes públicos, em todos os poderes e entes da federação.
E - INCORRETA. Controle corretivo é o mesmo que o subsequente (vide a alternativa A).
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "B" é a que atende ao comando da questão.
GABARITO: B