SóProvas


ID
3503878
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuité - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A matéria jornalística abaixo exposta, extraída de Veja, 24/04/19, relata um episódio no âmbito da esfera político-econômica, ocorrência que desencadeou uma série de ações num curto intervalo de tempo. Por essa razão, muito importante se faz o domínio quanto ao emprego dos tempos verbais para retratar a trajetória dos fatos. Atente para as formas verbais em destaque no texto, de modo a responder ao que se pede na questão. 


“A quinta-feira 11 foi um marco duplo para o governo de Jair Bolsonaro. Na mesma data em que celebrava seus 100 primeiros dias na Presidência da República, Bolsonaro pôs em risco a imagem de adepto do liberalismo econômico, adotada durante a campanha eleitoral e, em grande parte, responsável por sua eleição. Ocorre que o dia 11 também era a data em que a Petrobras anunciaria o reajuste dos combustíveis, cujo preço permanecia congelado havia quinze dias. Em março, a companhia cedera a um apelo do governo, que pediu que o prazo de aumento do diesel fosse ampliado para pelo menos quinze dias. [...] Na noite da quinta-feira, o presidente da petroleira, Roberto Castelo Branco, estava no aeroporto do Rio de Janeiro, prestes a embarcar para os Estados Unidos, quando recebeu uma ligação do presidente da República. Segundo sua explicação no dia seguinte, no Twiter, Bolsonaro só queria entender como a estatal havia chegado àquele número, que, na repentina condição de conhecedor da matemática dos combustíveis, lhe parecia absurdo, “se comparado à inflação”. [...] Castelo Branco, que passaria a semana no exterior em conversa com investidores, convocou uma reunião de emergência com os diretores. A deliberação foi comandada do aeroporto mesmo, por telefone, e uma decisão saiu em minutos: o reajuste seria suspenso para que se revisitassem todos os cálculos e análises. [...] No fim da ligação, Castelo Branco informou aos diretores que anteciparia a volta ao Brasil para a segunda-feira. Não levou mais de meia hora para que a Petrobras alterasse o preço do diesel em seu site, voltando à cotação antiga. O que se deu a partir daí foi uma espécie de caos, no mercado e no governo [...].

Analise as afirmações a seguir que abordam o funcionamento do tempo verbal.


I- As formas verbais simples - ANUNCIAR, PASSAR e ANTECIPAR -, conjugadas no futuro do pretérito, são passíveis de substituição pelas locuções verbais: IA/IRIAANUNCIAR; IA/IRIAPASSAR e IA/IRIAANTECIPAR.

II- A forma verbal simples CEDERA, conjugada no pretérito mais que perfeito é passível de substituição pelo tempo composto HAVIACEDIDO, alternância também admissível entre as formas HAVIACHEGADO e CHEGARA.

III- As formas verbais simples – RECEBER, CONVOCAR e INFORMAR, conjugadas no pretérito perfeito são passíveis de substituição pelas formas RECEBERA, CONVOCARA e INFORMARA, no pretérito mais que perfeito.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • entendi foi nada

  • A questão versa sobre a equivalência entre formas verbais simples e locuções verbais/formas verbais compostas.

    I- As formas verbais simples - ANUNCIAR, PASSAR e ANTECIPAR -, conjugadas no futuro do pretérito, são passíveis de substituição pelas locuções verbais: IA/IRIA ANUNCIAR; IA/IRIA PASSAR e IA/IRIA ANTECIPAR.

    Correta.

    As formas verbais simples presentes no enunciado, conjugadas no futuro do pretérito são, respectivamente "anunciaria", "passaria" e "anteciparia", sendo plenamente substituíveis pelas locuções "ia anunciar" ou "iria anunciar", "ia passar" ou "iria passar" e "ia antecipar" ou "iria antecipar".

    II- A forma verbal simples CEDERA, conjugada no pretérito mais que perfeito é passível de substituição pelo tempo composto HAVIA CEDIDO, alternância também admissível entre as formas HAVIA CHEGADO e CHEGARA.

    Correta.

    A forma verbal simples "cedera", pretérito mais que perfeito do indicativo do verbo ceder, é plenamente substituível pela forma verbal composta "havia cedido", pretérito mais que perfeito composto do indicativo do verbo ceder. O mesmo vale para a forma simples e composta do verbo chegar.

    III- As formas verbais simples – RECEBER, CONVOCAR e INFORMAR, conjugadas no pretérito perfeito são passíveis de substituição pelas formas RECEBERA, CONVOCARA e INFORMARA, no pretérito mais que perfeito.

    Incorreta.

    O enunciado questiona a possibilidade de substituição de verbos no pretérito perfeito por verbos no pretérito mais que perfeito, o que não é possível sem mudança semântica.

    Gabarito na alternativa E

  • Que milagre!!! Após uns 5 meses eu vejo um comentário do Qconcursos.com. Voltem sempre e sinta-se em casa.

  • Esclarecendo as seguintes afirmativas.

    I- As formas verbais simples - ANUNCIAR, PASSAR e ANTECIPAR -, conjugadas no futuro do pretérito, são passíveis de substituição pelas locuções verbais: IA/IRIAANUNCIAR; IA/IRIAPASSAR e IA/IRIAANTECIPAR.

    A banca além de sugerir a formação da locução verbal do futuro do pretérito( o que foi feito perfeitamente) sugeriu também a substituição do futuro do pretérito do ind. pelo pretérito imperfeito do indicativo - o que é plenamente possível sem alteração semântica. Essa mudança do fut. pret. do ind. para o pret. imperf. ind. visa a dar convicção àquilo escrito.

    III- As formas verbais simples – RECEBER, CONVOCAR e INFORMAR, conjugadas no pretérito perfeito são passíveis de substituição pelas formas RECEBERA, CONVOCARA e INFORMARA, no pretérito mais que perfeito(SIC).

    Na afirmativa III a banca sugere a substituição do pretérito perfeito do indicativo pelo pretérito mais-que-perfeito do indicativo, porém essa substituição não é permitida, todavia, se fosse ao contrário, seria correto, por exemplo: "Depois.que vira(viu), foi embora."