SóProvas


ID
3504784
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuité - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3


“Um dos fatos mais lamentáveis da nossa história pós-redemocratização”

O professor de direito constitucional da PUC, Marcelo Figueiredo, disse neste sábado à rádio Jovem Pan que a censura imposta à Crusoé e a O Antagonista fere a democracia.

“O episódio é um precedente perigoso para a liberdade de imprensa porque se cada ministro se sentir agravado com uma reportagem e mandar cassar o veículo de comunicação, nós voltamos a um Estado ditatorial, antidemocrático”, afirmou.

“A censura ao site Antagonista e à revista Crusoé entrará como um dos fatos mais lamentáveis da nossa história pós-redemocratização. Por outro lado, tem que se celebrar. A mobilização da sociedade e o posicionamento certeiro de ministros do Supremo que discordam do conjunto de absurdos que têm sido praticados.”

(Fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/um-dos-fatos-mais-lamentaveis-da-nossa-historia-pos-redemocratizacao/)

Considerando o período: “O episódio é um precedente perigoso para a liberdade de imprensa porque se cada ministro se sentir agravado com uma reportagem e mandar cassar o veículo de comunicação, nós voltamos a um Estado ditatorial, antidemocrático”, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    ✓  “O episódio é um precedente perigoso para a liberdade de imprensa porque se cada ministro se sentir agravado com uma reportagem e mandar cassar o veículo de comunicação, nós voltamos a um Estado ditatorial, antidemocrático”

    → Letra C: Seguindo a norma culta, a pontuação correta do período seria: “O episódio é um precedente perigoso para a liberdade de imprensa, porquese cada ministro se sentir agravado com uma reportagem e mandar cassar o veículo de comunicaçãonós voltamos a um Estado ditatorial, antidemocrático”.

     As vírgulas fazem com que fique correta a frase, visto que foi usada uma antes da conjunção coordenativa explicativa e duas para isolar a oração subordinada adverbial condicional.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Este conteúdo pode ser compartilhado na íntegra desde que, obrigatoriamente, seja citado o link: https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/127297/anti-crise-ou-anticrise

    3) Pelo recente Acordo Ortográfico, o prefixo anti, como regra, acopla-se diretamente à palavra seguinte, sem intermediação de hífen. Exs.: antibritânico, anticapitalista, anticrise, antidemocrático, antiferrugem, antigovernista, antipatriota.

    4) Continua valendo a regra, mesmo que o elemento seguinte se inicie por vogal. Exs.: antiabortivo, antialérgico, antiamericano, antieconômico, antiescravista, antioxidante.

    5) Para a hipótese de ser o segundo elemento iniciado por r ou s, dobram-se tais consoantes para continuidade do som originário. Exs.: antirradical, antirreformista, antirreligioso, antirruído, antissemita, antissocial, antissubmarino.

    6) Apenas em duas hipóteses se usa o hífen com o prefixo anti: I) quando o elemento seguinte se inicia por h (anti-herói, anti-higiênico, anti-humanista); II) quando o elemento seguinte se inicia pela mesma vogal com que termina o prefixo (anti-imperialista, anti-industrial, anti-israelita).