✅ Gabarito: E
✓ As orações subordinadas podem ser classificadas como substantivas, adjetivas ou adverbiais.
➥ As orações subordinadas substantivas são capazes de desempenhar o papel de substantivo, além de exercer funções sintáticas de sujeito, predicado, aposto, complemento nominal, objeto direto e indireto, exemplo: Sabia que você era uma boa pessoa (=sabia ISSO. Conjunção subordinativa integrante "que" dando início a uma oração subordinada substantiva objetiva direta).
➥ Orações subordinadas adjetivas são frases que desempenham a função de adjunto adnominal dentro de uma sentença com função idêntica a de um adjetivo. Em geral, tendem a iniciar com o pronome relativo "que", exemplo: O homem, que é um destruidor, acabou com a natureza (=pronome relativo "que" dando início a uma oração subordinada adjetiva explicativa, ela vem entre pontuação).
☛ EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO);
☛ RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).
➥Orações subordinadas adverbiais. Uma frase é considerada subordinada adverbial quando possui a capacidade de se alocar na oração principal, agindo como adjunto adverbial, exemplo: Não saí de casa visto que estava doente (=conjunção subordinativa causal "visto que" dando início a uma oração subordinada adverbial causal, traz a causa que fez com que eu não saísse de casa).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Subordinadas:
Substantivas- Introduzidas por conjunções integrantes
Adjetivas - Introduzidas por pronomes relativos
Adverbiais
Coordenadas:
Sindética: Com conjunções
Assindética: Sem conjunções
Outras classificações:
Desenvolvida: Com conjunções ou pronomes relativos
Reduzida: Sem conjunções ou pronomes relativos , mas com a presença dos verbos nas formas nominais : Infinitivo, gerúndio ou particípio.
Intercaladas: Acrescentam um esclarecimento, ressalva.
Justapostas: Não aparecem na forma reduzida nem na forma desenvolvida