SóProvas


ID
350950
Banca
IESES
Órgão
TJ-MA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao processo legislativo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Correta.
    Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.
    § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
    I - relativa a:
    a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;

    Letra B e C. Erradas.

    Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

    § 1º - São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

    I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;

    II - disponham sobre:

    a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
    b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;
    c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;
    d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios
    e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI
    f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva.

    Letra D. Errada.
    Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

  • Em complemento, note-se que o erro da B é conferir competência privativa ao Presidente para deflagar o processo legislativo que trate de servidores públicos DOS ESTADOS. Nesse caso, por simetria, entende-se que é do governador.
  • Gabarito: A

    Basta ter em mente que seria uma afronta à autonomia político-administrativa dos Estados se o Presidente da República pudesse legislar sobre seus servidores públicos, bom como sobre sua organização administrativa e judiciária. Este entendimento já eliminaria os itens B e C.

    Para eliminar a alternativa D é importante saber que as medidas provisórias devem ser submetidas imediatamente pelo Presidente da República ao Congresso Nacional.

    Abraços
    •  a) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral. ok
    •  b) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que tratem de servidores públicos da União, dos Estados e dos Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria. Estado não
    •  c) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis de organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoais da administração dos Estados e dos Territórios. Estado não
    •  d) Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Senado Federal. ao congresso
    •  

     

  • Que questão maldosa. Note que apenas há pequenas inlcusões de termos que torna as alternativas erradas.

    a) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral. CORRETA. (Art. 62, Parágrafo 1º, I, "a" )

    b) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que tratem de servidores públicos da União, dos Estados e dos Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria. ERRADA.

    c) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis de organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoais da administração dos Estados e dos Territórios. ERRADA

    d) Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Senado Federal.  ERRADA

    O certo seria ao Congresso Nacional. Redação do art. 62 caput, incluída pela EC nº 32/2001

    ---------

    Deus abençoe a todos!
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e os dispositivos constitucionais referentes à edição de medida provisória pelo Presidente da República e à iniciativa privativa deste para iniciar o processo legislativo com relação a certas matérias, previstas no texto constitucional.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Dispõe a alínea "a", do inciso I, do § 1º, do artigo 62, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

    § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:

    I – relativa a:

    a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;".

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois dispõem as alíneas "a", "b" e "c", do inciso II, do § 1º, do artigo 61, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

    § 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

    (...)

    II - disponham sobre:

    a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;

    b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;

    c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;".

    Logo, a expressão "Estados" torna a alternativa em tela incorreta, já que, neste caso, com relação aos servidores públicos estaduais, a competência é privativa dos Governadores.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme destacado na alínea "b", do inciso II, do § 1º, do artigo 61, da Constituição Federal, não há, neste caso, previsão legal com relação aos Estados. Logo, a expressão "Estados" torna a alternativa em tela incorreta, ante a ausência de previsão constitucional.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 62, da Constituição Federal, "em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional." Ademais, consoante o § 8º, desse mesmo artigo, "as medidas provisórias terão sua votação iniciada na Câmara dos Deputados."

    Gabarito: letra "a".