SóProvas


ID
356914
Banca
IESES
Órgão
TJ-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    a) Correto.

    STJ, Súmula nº 378. Reconhecido o desvio de função, o servidor faz jus às diferenças salariais decorrentes.


    b) Falso. Trata-se de “delegação especial”. O oficial de cartório é concursado.

    CRFB, Art. 236. Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público.

    § 3º O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses.

    Agentes Delegados de função ou ofício público -> São particulares remunerados e estão em colaboração com o Estado que recebem uma DELEGAÇÃO e vão atuar em nome próprio, ainda que concursados (não perdem a qualidade de particular). São remunerados, seja pelo Estado; por taxas ou tarifas que são pagas pela população. Ex. Tabelião. É um particular em colaboração com o Estado, recebe uma Delegação, mas age em nome próprio.

    c) Falso.
    CRFB, Art. 37. III
    – o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

     

    d) Falso.
    CRFB, Art. 37. I
    – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
  • Alternativas absurdas, só por exclusão dava para matar essa questão.
    Abs.
  • Tão absurda que 343 pessoas erraram esta questão até o momento. Humildade, por favor!
  • Vejamos cada alternativa, à procura da única acertada:

    a) Certo:

    De fato, assim preconiza o teor da Súmula 378 do STJ: "Reconhecido o desvio de função, o servidor daz jus às diferenças salariais decorrentes."

    Logo, eis aí a opção correta.

    b) Errado:

    Na realidade, nos termos do art. 236, caput, da CRFB/88, "Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público." Nada obstante, o ingresso se dá via concurso público (e não por meio de concessão ou permissão), ao que se extrai da norma do §3º do mesmo preceito constitucional. Confira-se:

    "§ 3º O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses."


    Incorreta, portanto, esta alternativa.

    c) Errado:

    A rigor, o prazo de validade dos concursos públicos é de 2 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, conforme se depreende do teor do art. 37, III, da CRFB/88. É ler:

    "Art. 37. (...)
    III - o prazo de validade
    do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;"

    d) Errado:

    A assertiva em exame não conta com o mínimo amparo constitucional, no ponto em que sustenta ser vedado aos estrangeiros o acesso a cargos, empregos e funções públicos, com exceção dos nascidos na América Latina. Na realidade, em relação aos estrangeiros, a Constituição apenas não é auto-aplicável, porquanto demanda lei regulamentadora. Esta é a conclusão que se extrai da parte final do inciso I do art. 37 da CRFB/88, ao se valer da fórmula "na forma da lei". A propósito, confira-se:

    "Art. 37 (...)
    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;"

    Refira-se que há diversos diplomas legais a contemplar, com apoio neste preceito constitucional, o ingresso de estrangeiros no serviço público, como é o caso, por exemplo, da Lei 8.112/90, em seu art. 5º, §3º, ao autorizar que "As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei."

    Equivocada, pois, esta opção.


    Gabarito do professor: A