SóProvas


ID
3641407
Banca
FUNDATEC
Órgão
CIGA-SC
Ano
2017
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Entre as fases da despesa pública, há aquela que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, ou seja, é aquele momento em que se formaliza e atesta o recebimento do bem ou serviço e, diante da documentação hábil, se cria para o ente público a obrigação de pagar, devendo o valor respectivo ser registrado no seu passivo. Essa fase é do(da): 

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A questão apresentou o conceito de Liquidação.

    Devo destacar que a liquidação é o segundo estágio da despesa e é caracterizada pela entrega dos bens e serviços contratados. Nos termos do disposto no artigo 63 da Lei n. 4.320/1964, a liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

  • Empenho, nota de empenho, liquidação, pagamento

  • A questão trata de ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA, conforme prevista no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) e, também, na Lei n.º 4.320/64.

    Conforme entendimento doutrinário, os estágios da despesa são estabelecidos na seguinte ordemfixaçãoempenholiquidação e pagamento.

    Segue art. 63 da Lei n.º 4.320/1964:

    “Art. 63 - A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    § 1° - Essa verificação tem por fim apurar:

    I - a origem e o objeto do que se deve pagar;
    II - a importância exata a pagar;
    III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    § 2º - A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo;
    II - a nota de empenho;
    III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço".

    A questão menciona que a fase da despesa em que se formaliza e atesta o recebimento do bem ou serviço e, diante da documentação hábil, se cria para o ente público a obrigação de pagar. Normalmente, é apresentada a nota fiscal da mercadoria entregue ou dos serviços prestados e o documento foi encaminhado ao setor de processamento de despesa para conferência (após o fiscal do contrato confirmar que houve a prestação desses serviços). Está associada à verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base o comprovante da entrega da prestação efetiva do serviço. Essa situação refere-se à etapa da LIQUIDAÇÃO.

    De acordo com o MCASP, com o objetivo de evidenciar o impacto no patrimônio, deve haver o registro da variação patrimonial diminutiva (VPD) em razão da ocorrência do fato gerador e de sua consequência para o patrimônio. Para fins patrimoniais, utilizando a hipótese de reconhecimento da VPD simultâneo à Liquidação, ocorre um aumento no passivo, e não uma redução.

    Portanto, a questão está se referindo ao estágio da LIQUIDAÇÃO da despesa. Muito importante a leitura dos dispositivos da norma.


    Gabarito do Professor: Letra D.