SóProvas


ID
3645049
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na história da Administração passamos por diversas teorias, em uma delas os principais enfoques eram caos, complexidade, aprendizagem organizacional e capital intelectual. A alternativa que contempla a teoria com os enfoques citados é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    A Teoria das Novas Abordagens na Administração vai elucidar elementos que envolvam desenvolvimento tecnológico, a progressão da informação e as mudanças no ambiente e nos valores culturais que refletem no capital intelectual das organizações que são expostas cada vez mais a novas situações e contingências, promovendo assim, a adaptação proativa.

    Avancemos!

  • Nem sabia dessa, fiz por eliminaçao.

    Letra E

  • A questão quer saber qual das teorias ou abordagens enfatiza na complexidade, nos sistemas caóticos e na capital intelectual.

    A- INCORRETA. Teoria Clássica teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções administrativas que compõe o processo administrativa quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) que no futuro foram adequadas em (Planejamento, Organização, Direção e Controle) pela Teoria Neoclássica. Além de criar as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como: centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem, assim como o conceito de homem econômico.

    B- INCORRETA. Teoria da Contingência é uma teoria mais moderna que retoma todas as teorias anteriores baseando a sua escolha e aplicação em critérios ambientais e tecnológicos. Ou seja, é uma abordagem que defende o “depende”. Tudo é relativo e vai depender do ambiente e da tecnologia. Não podemos dizer que uma teoria é melhor do que a outra pois tudo vai depender do contexto no qual está inserido a organização. Seus principais teóricos são: Thompson, Lawrence, Perrow e Lorsch. São palavras-chave dessa escola: incertezas, relatividade, flexibilidade, homem complexo.

    C- INCORRETA. Teoria Estruturalista faz parte de uma abordagem explicativa e descritiva e de sistema aberto que considera a organização formal (aquela do organograma) como também a informal, composta através das relações sociais dos indivíduos. Considera a organização como um sistema social intencionalmente construído e reconstruído. Trouxe o conceito de estratégia e aplicou a sociologia organizacional. O homem da abordagem estruturalista também é o Homem Organizacional.

    D- INCORRETA. Teoria da Administração Científica refere-se à Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    E- CORRETA. Teoria das Novas Abordagens na Administração, de acordo com Chiavenato, são tratados temas como darwinismo organizacional, teoria dos quanta, complexidade, teoria do caos, incerteza e relatividade aplicadas ao contexto organizacional é o objeto de estudo das novas abordagens da Administração.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA E

  • Diabéisso?...