SóProvas


ID
3646450
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Mesquita - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

PREFÁCIO DE O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Aldous Huxley

   Todos os moralistas estão de acordo com que o remorso crônico é um sentimento dos mais indesejáveis. Se uma pessoa procedeu mal, arrependa-se, faça as reparações que puder e trate de comportar-se melhor na próxima vez. Não deve, de modo nenhum, pôr-se a remoer suas más ações. Espojar-se na lama não é a melhor maneira de ficar limpo.

“Se uma pessoa procedeu mal...”; nesse fragmento do texto o termo “SE” equivale a:

Alternativas
Comentários
  • Se uma pessoa procedeu mal...”

    Temos uma conjunção subordinativa adverbial condicional introduzindo uma oração subordinada adverbial condicional a questão só pede que seja feita a troca por uma equivalente que é o caso da conjunção caso.

    GABARITO. D

  • ✅ Gabarito: D

    ✓ “Se uma pessoa procedeu mal...”.

    ➥ Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional. Ela expressa a condição para que algo possa vir a ocorrer, a conjunção "caso" possui a mesma classificação.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Só uma observação: realmente ( SE e CASO) são conjunções condicionais, mas ao substituir uma por a outra eu necessito fazer a alteração no verbo para que a substituição fique correta.

    Exemplo --> ''Se João for aprovado ...''

    substituindo --> "Caso João seja aprovado"

    lembrando que a questão não pede a substituição e sim a equivalência do termo. Cuidado quando for uma questão de reescritura, pois este detalhe de não observar o verbo pode nos levar ao erro.

  • A) embora. = concessiva

    B) até que. = temporal

    C) apesar de. = adversativa

    E) para que. = finalidade

  • resposta D:

    caso.

  • resposta D:

    caso.