Gabarito: A
A Administração por Objetivos (APO) ou administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.
A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.
Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.
Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa.
Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/19397032/adm-por-objetivos>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
Questão exigindo conhecimento sobre teorias organizacionais, Administração por Objetivos (APO) e de algumas ferramentas de gestão estratégica. Vamos analisar brevemente cada uma das alternativas fornecidas envolvendo a Administração por Objetivos, Balanced ScoreCard, Matriz BCG e Empowerment.
A - CORRETA. Administração por Objetivos – Peter Drucker
A Administração por Objetivos surgiu em 1954, com a publicação do livro “A Administração por Objetivos”, de Peter Drucker. Essa nova forma de administrar, focada nos resultados e nos fins organizacionais, busca alinhar esforços individuais e grupais com as metas da organização.
A APO substituiu a visão concentrada e hierarquizada pela visão participativa. Seu modelo de administrar, segundo Chiavenato (2004) “é um modelo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica”.
Não é muito difícil entender o comentário de Chiavenato quando a participação de gerente e subordinados é indispensável para o estabelecimento dos objetivos comuns e para a definição das áreas de responsabilidades e resultados esperados.
Outras características da APO são:
◼ Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição;
◼ Interligação entre objetivos departamentais;
◼ Apoio intenso do Staff;
◼ Ênfase na mensuração e controle de resultados.
B - INCORRETA. O empoderamento de pessoas (empowerment) propicia que os funcionários tenham a autoridade necessária para tomar decisões que antes eram de responsabilidade dos seus superiores. A partir do conceito de empoderamento, os funcionários podem resolver certas questões sem que seja necessário consultar seus superiores constantemente, poupando tempo, recursos e, ainda, benefícios para os clientes. A palavra Empowerment foi usada pela primeira vez pela socióloga, e professora de Gestão em Harvard, Rosabeth Moss Kanter, todavia, alguns dos seus princípios surgiram a partir dos estudos de Taylor, precursor da Administração Científica.
C - INCORRETA. Criado por Kaplan e Norton, o Balanced ScoreCard (BSC) é uma metodologia que visa ampliar o desempenho organizacional por integrar indicadores financeiros e não financeiros. O BSC objetiva a integração e balanceamento de todos os principais níveis de desempenho organizacional.
O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas: Financeira, Cliente, Processos internos, Aprendizagem e crescimento.
D - INCORRETA. A Matriz BCG é uma metodologia que permite a análise gráfica do desempenho de produtos de uma marca no mercado. BCG vem de Boston Consulting Group. O seu idealizador foi Bruce Henderson, na década de 1970.
Após analisar as alternativas propostas, podemos concluir que;
GABARITO: A
FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ. Impetus, 2017.