SóProvas


ID
3720061
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O art. 5º da Constituição Federal traz em seu bojo aquilo que se denomina “Direitos e Garantias Fundamentais”. Dentre esses direitos, é possível destacar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Fonte: Cf/88

  • Constituição brasileira de 1988 estabelece o princípio da legalidade para todos os indivíduos em território nacional, segundo o texto do artigo 5º, inciso II “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei

  • Questão mal formulada !

  • NEM PRECISA LER O TEXTO

  • Alguém ai leu o texto..

  • ''a não interferência do Estado na vida privada.'' Não seria uma garantia fundamental?

  • Gab: Letra C

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

  • Nem Li Nem Lerei esse textão.

    Gab: C

  • Princípio da Legalidade.

  • imagino a nota de corte dessa prova 99%

  • THALLES, A CONSTITUIÇÃO DE FATO ELENCA VÁRIAS NORMAS DE PRIMEIRA GERAÇÃO, PORÉM ATÉ ELAS, EM DETERMINADOS CASOS, PODEM TER INTERFERÊNCIA ESTATAL. POR EXEMPLO, O DIREITO À PROPRIEDADE É FULCRAL EM UMA DEMORCRACIA, PORÉM, A PRÓPRIA CF DIZ QUE O ESTADO PODE USAR BEM PARTICULAR QUANDO HOUVER SITUAÇÃO DE IMINENTE PERIGO PÚBLICO, HAVENDO INDENIZAÇÃO ULTERIOR SE OCORRER DANO.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos direitos e garantias individuais na Constituição Federal.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

    XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

    XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

    V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    3) Exame das assertivas e identificação da resposta

    a. ERRADA. A Constituição Federal, em seu art. 5º, elenca um rol não taxativo de direitos e garantias fundamentais. É cediço que em diversos momentos pode ser destacada a soberania do coletivo sobre o indivíduo (e não o contrário), como por exemplo o inc. XXIII que assim dispõe: “a propriedade atenderá a sua função social".

    b. ERRADA. Nos termos do art. 5º, XXIV, XXV, da CF/88, percebe-se exemplos de situações em que há a interferência do Estado na vida privada.

    c. CORRETA. À luz do art. 5º, II, da CF/88, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    d. ERRADA. Ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato, consoante art. 8º, V, da CF/88.

    Resposta: C.

  • ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei

  • Art. 5: II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

  • GAB: C

    A Liberdade Negativa, abstenção estatal ou não interferência estatal, constituem direitos civis e políticos de Primeira Dimensão, Geração ou Família. Entretanto, a partir da 1ª GM, os ideais dos Direitos Sociais (IGUALDADE - SEGUNDA FAMÍLIA DE DIREITOS), econômicos e culturais, bem como do trabalho, educação e lazer, passaram a EXIGIR PRESTAÇÃO POSITIVA DO ESTADO, por isso a letra B está INCORRETA, se a afirmativa B estivesse certa estaríamos negando o avanço da nossa CR que está para além dos direitos de 2ª dimensão...

  • Simples e Objetivo

    Gabarito Letra C

    Fundamentação: Art. 5: II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    OBS.: Sobre a assertiva B, vou explanar para acréscimo de conhecimento, gostaria de ser breve e objetivo, mas dada a complexidade da questão não poderei cumprir o primeiro rsrs

    Vejamos: Conforme FUNDAMENTAÇÃO DO PROFESSOR sobre a assertiva B. "ERRADA. Nos termos do art. 5º, XXIV, XXV, da CF/88, percebe-se exemplos de situações em que há a interferência do Estado na vida privada".

    Data vênia ao comentário do professor, vejo que o mesmo se confundiu ao associar o Direito de Propriedade, elencados no incisos citados, XXIV e XXV com o inciso: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; Por isso, me parece mais oportuno fundamentar o erro da assertiva C, na análise de que os direitos individuais não são considerados absolutos, pois, uma norma constitucional não pode ser interpretada de modo absoluto e de forma isolada, devendo se rechaçar excessos e arbítrios, eis que os direitos individuais não podem ser considerados ilimitados, devendo conviver as liberdades harmoniosamente. De forma coerente, a doutrina aponta como uma importante forma de interpretação das normas constitucionais quando em confronto, que seja aplicado o princípio da proporcionalidade, no caso em tela, o conflito evidenciado entre o direito à inviolabilidade da intimidade e da vida privada, da honra e da imagem pode ser relativizado pelo direito à livre expressão da atividade intelectual e de comunicação, portanto, vejamos o entendimento, recente, do STF que reforça meu argumento: Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 4815 e declarou inexigível a autorização prévia para a publicação de biografias. Seguindo o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, a decisão dá interpretação conforme a Constituição da República aos artigos 20 e 21 do Código Civil, em consonância com os direitos fundamentais à liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença de pessoa biografada, relativamente a obras biográficas literárias ou audiovisuais (ou de seus familiares, em caso de pessoas falecidas) (STF, 2015).   

    Fonte: Meus Resumos e Dicas QC (o mais confiável das galáxias rsrs)

    “Quem Não Lê Com Paciência Não Decide Com Precisão” By: Ferreira 2020

    “Tu te tornas eternamente responsálvel pelo saldo da tua conta bancária” By: Ferreira 2020

    FOCO, FORÇA FÉ e CAFÉ!

    DELTA ATÉ PASSAR!

    Qualquer erro, só acusar!

  • GABARITO: C

    Art. 5, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

  • C) o direito a não ser obrigado a nada senão em virtude da lei.

    Parece que o examinador antou falando com adolescentes, eles vivem dizendo: Não sou obrigado(a) a nada.

    kkkkk

  • Gostei dessa questao. Sem polêmica.

  • kkkkkkkk Sério que li uma questão descente?

  • INSTITUTO AOCP ESTA PARECENDO QUE QUER COPIAR A CESP NA FORMA DE ELABORAR A QUESTAÕ RSRS 

  • Resumindo a minha dúvida e de grande parte dos colegas.

    A não intervenção do estado na vida privada não é absoluta, pois há possibilidades do estado interferir, mas evita ao extremo.

  • RESPOSTA CORRETA LETRA C

  • Art. 5, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    Gabarito: C