SóProvas


ID
3754156
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um casal, sentado em um sofá, discute sobre a mãe da esposa, o que parece deixar o marido zangado. O terapeuta supôs que o marido via a sogra como um elemento perturbador da relação. Sem avisar, o terapeuta dá um pulo e se coloca entre o casal, obstruindo a visão que o marido tem da esposa, para ilustrar essa situação. Essa conduta é própria da abordagem

Alternativas
Comentários
  • Alguém para explicar?

  • De acordo com Melo et. al, em seu artigo "Gestalt-Terapia: A definição de contato e a relação conjugala", a Gestalt foi por muito tempo, e ainda é considerada a terapia do contato. Atualmente é nomeada como Gestalt-Terapia, a qual teve como catedrático Fritz Perls em 1951, este adaptou os conceitos filosóficos da Gestalt para a prática de maneira simples e clara.  Ribeiro (1985) assegura que, “[...] a Gestalt-Terapia é uma proposta humanística de ver o homem em toda a sua plenitude, em pleno desenvolvimento de suas potencialidades".
    Com relação ao contato, Ribeiro (2007) enfatiza que; “[...] é pelo contato com o outro que me percebo como existente", isso vem a significar que a terapia do contato está presente nas relações intra e interpessoais dos indivíduos enquanto seres existenciais. Para Ginger, S. e Ginger, A. (1995) acentua que: “[...] a Gestalt, para além de uma simples psicoterapia, apresenta-se como uma verdadeira filosofia existencial, uma arte de viver, uma forma particular de conceber as relações do ser vivo com o mundo".
    Portanto contato é a troca de experiências, de sentimentos e/ou de relação não apenas com o outro, mas consigo mesmo e com o mundo, pois é pelo contato com o outro que me percebo como existente. Ribeiro (1985) relata que a pessoa deve ser vista em seu comportamento e compreendida a partir de sua visão dentro de um determinado campo com o qual ela se encontra relacionando.
    Por sua vez, Lopes (1987) descreve que mesmo em um momento inoportuno, ocorre contato, que provem de estímulos presentes. O que confere em modificações advindas do meio externo, que consequentemente altera o ser em seu aspecto biopsicossocioespiritual. Na teoria de Goodmam sobre o contato, este enfatiza quatro fases principais abordadas por Ginger, S. e Ginger, A. (1995) que são: 
    •    Pré-contato: fase de sensações, durante a qual a percepção ou excitação nascente em meu corpo, geralmente por um estímulo do meio, tornar-se-á a figura que solicita meu interesse.
    •    Tomar contato: fase ativa, no decorrer da qual o organismo vai enfrentar o meio. Trata-se aqui, não do contato estabelecido, ou seja, de um estado, mais sim de um processo.
    •    Contato final ou contato pleno: é o momento essencial de confluência saudável, de indiferenciação entre o organismo e o meio, entre o eu e o tu, momento de abolição da fronteira, unificação do aqui agora.
    •    Pós-contato ou retratação: fase de assimilação, que favorece o crescimento. 

    GABARITO: C
  • gostaria de uma explicação
  • pq não B?

  • Também vim atrás de explicação nos comentários.

  • não entendi... será que seria a figura fundo da esposa?

  • GABARITO ALTERNATIVA C

    (só não entendi pq kkkkk)

  • A postura de um Gestalt-terapeuta é acima de tudo, a de criatividade, principalmente com os elementos presentes do aqui e agora. No caso em questão, creio que o terapeuta, quis representar a figura da sogra, colocando-se entre os dois (talvez representando o que a sogra é na relação)... essa vivência poderia fazer com que um dos cônjuges ou os dois tomassem alguma atitude, como por exemplo, tirando-o do meio deles, ou questionando o porquê disso (algo que deveriam fazer com a sogra para resolver o impasse...) .... depois daria o feedback do que havia ocorrido com a provocação...

    Espero ter contribuído