- ID
- 3756391
- Banca
- FCC
- Órgão
- Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
- Ano
- 2019
- Provas
-
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Biólogo
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Biomédico
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Cirurgião Dentista
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Enfermeiro
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Farmacêutico
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Fisioterapeuta
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Fonoaudiólogo
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Médico da Família e Comunidade
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Médico Ginecologista
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Médico Infectologista
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Médico Neurologista
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Médico Oncologista
- FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Médico Plantonista Clínico
- F
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Para responder a questão, considere o texto abaixo.
Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma
sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e
alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa,
nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os
especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três
mil anos atrás.
Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências
culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no
espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir
igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de
serem iguais a ele!”
Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são
iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.
(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos
(org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura
Negra no Brasil, 2010, p. 204-205)
Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. (4º parágrafo)
Está correta a seguinte redação alternativa para a frase acima:
Simbolicamente, imagina-se alguém que só