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Resposta letra A
Renovação do Serviço Social no Brasil e desafios contemporâneos
(Marilda Villela Iamamoto)
O movimento de reconceituação foi impulsionado pela efervescência de lutas sociais — em particular a experiência cubana de 1959 —, que se refratam na universidade, nas ciências sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, no teatro, no Cinema Novo e na arte em geral. Esse movimento desencadeia-se no I Seminário de Serviço Social face às mudanças sociais na América Latina, em 1965, em Porto Alegre (RS), primeiro marco público da busca de um Serviço Social latino-americano.
Denuncia-se a importação de parâmetros profissionais, o capitalismo dependente e o imperialismo norte-americano, num contexto político-cultural marcado pela vitória dos revolucionários da Sierra Maestra sobre Havana, das lutas estudantis de 1968, da abertura da Igreja Católica com o Concílio Ecumênico do papa João XXIII e da Teologia da Libertação. Esse primeiro seminário desdobrou-se em seis outros subsequentes, contribuindo para a maior organicidade do Serviço Social no continente: em Montevidéu, Uruguai (1966), em Concepción, Chile (1969), em Cochabamba, Bolívia (1970), e novamente em Porto Alegre, Brasil (1972).(p. 443)
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n136/0101-6628-sssoc-136-0439.pdf
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Complementando o comentário da colega Elisangela, no mesmo texto de referência encontramos o erro da IV:
"A hipótese é que os seminários de teorização do Serviço Social — especialmente os de Araxá (1967) e o de Teresópolis (1975) —, iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento e a modernização do Serviço Social “tradicional”, são uma resposta às articulações progressistas do Serviço Social no Cone Sul." (Iamamoto, p. 443, 2019).
O seminário de Porto Alegre, portanto, não tem esse caráter de aperfeiçoamento e a modernização do Serviço Social “tradicional” e não ficou conhecido como seminário de teorização. O objetivo dele foi a criação de um Serviço Social latino-americano.
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O movimento de reconceituação foi impulsionado pela efervescência de lutas sociais — em particular a experiência cubana de 1959 —, que se refratam na universidade, nas ciências sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, no teatro, no Cinema Novo e na arte em geral. Esse movimento desencadeia-se no I Seminário de Serviço Social face às mudanças sociais na América Latina, em 1965, em Porto Alegre (RS), primeiro marco público da busca de um Serviço Social latino-americano. Denuncia-se a importação de parâmetros profissionais, o capitalismo dependente e o imperialismo norte-americano, num contexto político-cultural marcado pela vitória dos revolucionários da Sierra Maestra sobre Havana, das lutas estudantis de 1968, da abertura da Igreja Católica com o Concílio Ecumênico do papa João XXIII e da Teologia da Libertação. Esse primeiro seminário desdobrou-se em seis outros subsequentes, contribuindo para a maior organicidade do Serviço Social no continente: em Montevidéu, Uruguai (1966), em Concepción, Chile (1969), em Cochabamba, Bolívia (1970), e novamente em Porto Alegre, Brasil (1972).
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GAB.A
Sobre II-CORRETA
- Na América Latina o Movimento de Reconceituação ocorre a partir de 1965 e tem como marco o I Seminário Regional Latino Americano de Serviço Social, realizado em Porto Alegre.
Sobre III-CORRETA
- A partir de Porto Alegre, foram realizados novos seminários num total de seis eventos até 1972, sempre nos países do sul do continente: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia. A preocupação básica era sempre a mesma: a busca de um Serviço Social próprio para os países da América Latina.
Sobre a IV- ERRADA
OS seminários de teorização do Serviço Social SÃO:
- Seminário de Araxá (MG) e o
- Seminário de Teresópolis (RJ).
Fonte;estratégia