-
Acredito que o erro da letra E seja "...em que valoriza a presença do investigador...", um vez que nas entrevistas não estruturadas o foco é o entrevistado e tem como objetivo conhecer a opinião do mesmo, explorar suas atividades e motivações.
-
A questão solicita a alternativa INCORRETA, então a alternativa "E" é o gabarito da questão, uma vez que atribui características da entrevista semi-estruturada à entrevista não estruturada. Logo essa alternativa está incorreta!
Olha o que diz Trivinos (1992):
As entrevistas de natureza semi-estruturada possibilitam uma maior espontaneidade aos entrevistados, que não se restringem a responder apenas ao tema questionado. “... ao mesmo tempo em que valoriza a presença do investigador, oferece todas as perspectivas possíveis para que o informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessária, enriquecendo a investigação” (TRIVINOS, 1992, p. 146).
Bibliografia - TRIVINÕS. A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.
Espero ter contribuído!
Provérbios 2.6
-
Olá, concurseiros!
Me acompanhem no instagram @estanteservicosocial e no YouTube : https://youtu.be/VQDH_hd1DWc
-
- " Entrevista não estruturada: este tipo de entrevista permite ao entrevistador explorar amplamente uma determinada questão. Visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional. Segundo Lavoratti (2016) apud Kisnerman (1978, p.27), as perguntas devem ser formuladas sem que haja introdução das respostas, permitindo assim “qualificar dados com o entrevistado, capacitar, avaliar, orientar, informar, reforçar a auto-estima e gerar participação”.
Fonte: https://www.gesuas.com.br/blog/a-instrumentalidade/
GAB. E
-
A sentença apresentada na alternativa E refere-se à entrevista semiestruturada que, segundo Lavoratti (2016, p. 89-90) “possibilitam uma maior espontaneidade aos entrevistados, que não se restringem a responder apenas ao tema questionado ‘ao mesmo tempo em que valoriza a presença do investigador, oferece todas as perspectivas possíveis para que o informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessária, enriquecendo a investigação’”.
Vamos, então, analisar as alternativas:
E – Correta.
A, B, C e D – Incorretas.
Gabarito: E
Referência:
LAVORATTI, C. A ENTREVISTA NO SERVIÇO SOCIAL: características, usos e significados. In: _________(Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.