SóProvas


ID
3768337
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para Maria da Graça
Paulo Mendes Campos
    Agora, que chegaste à idade avançada de 15 anos, Maria da Graça, eu te dou este livro: Alice no País das Maravilhas.
    Este livro é doido, Maria. Isto é: o sentido dele está em ti.
    Escuta: se não descobrires um sentido na loucura, acabarás louca. Aprende, pois, logo de saída para a grande vida, a ler este livro como um simples manual do sentido evidente de todas as coisas, inclusive as loucas. Aprende isso a teu modo, pois te dou apenas umas poucas chaves entre milhares que abrem as portas da realidade.
    A realidade, Maria, é louca.
    Nem o Papa, ninguém no mundo, pode responder sem pestanejar à pergunta que Alice faz à gatinha: "Fala a verdade Dinah, já comeste um morcego?"
    Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. "Quem sou eu no mundo?" Essa indagação perplexa é lugar-comum de cada história de gente. Quantas vezes mais decifrares essa charada, tão entranhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás. Não importa qual seja a resposta; o importante é dar ou inventar uma resposta. Ainda que seja mentira.
    A sozinhez (esquece essa palavra que inventei agora sem querer) é inevitável. Foi o que Alice falou no fundo do poço: "Estou tão cansada de estar aqui sozinha!" O importante é que ela conseguiu sair de lá, abrindo a porta. A porta do poço! Só as criaturas humanas (nem mesmo os grandes macacos e os cães amestrados) conseguem abrir uma porta bem fechada ou viceversa, isto é, fechar uma porta bem aberta.
    Somos todos tão bobos, Maria. Praticamos uma ação trivial, e temos a presunção petulante de esperar dela grandes consequências. Quando Alice comeu o bolo e não cresceu de tamanho, ficou no maior dos espantos. Apesar de ser isso o que acontece, geralmente, às pessoas que comem bolo.
    Maria, há uma sabedoria social ou de bolso; nem toda sabedoria tem de ser grave.
    A gente vive errando em relação ao próximo e o jeito é pedir desculpas sete vezes por dia, pois viver é falar de corda em casa de enforcado. Por isso te digo, para tua sabedoria de bolso: se gostas de gato, experimenta o ponto de vista do rato. Foi o que o rato perguntou à Alice: "Gostarias de gato se fosses eu?"
    Os homens vivem apostando corrida, Maria. Nos escritórios, nos negócios, na política, nacional e internacional, nos clubes, nos bares, nas artes, na literatura, até amigos, até irmãos, até marido e mulher, até namorados, todos vivem apostando corrida. São competições tão confusas, tão cheias de truques, tão desnecessárias, tão fingindo que não é, tão ridículas muitas vezes, por caminhos tão escondidos, que, quando os atletas chegam exaustos a um ponto, costumam perguntar: "A corrida terminou! Mas quem ganhou?" É bobice, Maria da Graça, disputar uma corrida se a gente não irá saber quem venceu. Se tiveres de ir a algum lugar, não te preocupe a vaidade fatigante de ser a primeira a chegar. Se chegares sempre onde quiseres, ganhaste. [...]

Adaptado de: https://contobrasileiro.com.br/tag/cronica-de-paulomendes-campos/ Acesso em: 04/02/2020.

Sobre a formação e a função da palavra em destaque no trecho “A sozinhez (esquece essa palavra que inventei agora sem querer) é inevitável.”, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O sufixo -ez permite que seja nomeada uma qualidade, a partir do adjetivo “sozinho”, assim como ocorre em “polidez”.
( ) A criação do vocábulo é inadequada, visto que já existe o adjetivo “solidão” para caracterizar pessoas solitárias.
( ) O sufixo -ez indica origem, significando aquele que vem de um local solitário, tal como ocorre em “francês”.

Alternativas
Comentários
  • Solidão é um substantivo e nao adjetivo

  • Quando quiser diferenciar substantivo de adjetivo é so colocar a palavra TANTO ou TANTA na frente, se fizer sentido será substantivo.

  • Lembrem-se: Nomear uma qualidade = substantivar uma qualidade. Nome = substantivo. À primeira vista, discordei do gabarito, achando que a primeira afirmativa era falsa. Analisando-o cuidadosamente, verifiquei que nomear uma qualidade é justamente atribuir à qualidade uma função substantiva.

    Polido = polidez

    Insensato = insensatez

    Pequeno = pequenez

  • A segunda está errada? Por que?

  • Em se tratando de afixos (prefixos e sufixos), está-se falando de morfologia, em especial do processo de formação de palavras.

    (V) O sufixo -ez permite que seja nomeada uma qualidade, a partir do adjetivo “sozinho”, assim como ocorre em “polidez”. 

    Verdadeiro. De acordo com Celso Pedro Luft em Grande Manual de Ortografia, provêm os sufixos "-ez" e "-eza" do latim "-itie" e "-itia". Esses sufixos, "-ez" e "-eza", acoplam-se a adjetivos;

    (F) A criação do vocábulo é inadequada, visto que já existe o adjetivo “solidão” para caracterizar pessoas solitárias. 

    Falso. O vocábulo solidão, no lugar de caracterizar, denomina. É, pois, substantivo abstrato, e não adjetivo, conforme se registrou;

    (F) O sufixo -ez indica origem, significando aquele que vem de um local solitário, tal como ocorre em “francês”.

    Falso. Leia o detalhamento presente no primeiro item.

    Letra C

  • A minha discordância é com relação à parte "a partir do adjetivo 'sozinho'"
  • A criação da palavra "Sozinhez" não é inadequada, pois, conforme o processo de formação das palavras, dependendo do contexto da frase pode-se criar palavras,  esse fenômeno se chama Neologismo.

  • solidão não é adjetivo Aline.
  • solidão não é um adjetivo, mas a criação do vocábulo é sim errada já que sozinho é um adjetivo que indica solidão de alguém ou a realização de um ato sozinho, de um estado de abandono, dentre outros.
  • Qual a necessidade dessa questão?!

  • polidez não é um adjetivo?

  • Gabarito (C)

    Segue o comentário do monitor Sr. Shelking

    Em se tratando de afixos (prefixos e sufixos), está-se falando de morfologia, em especial do processo de formação de palavras.

    (V) O sufixo -ez permite que seja nomeada uma qualidade, a partir do adjetivo “sozinho”, assim como ocorre em “polidez”. 

    Verdadeiro. De acordo com Celso Pedro Luft em Grande Manual de Ortografia, provêm os sufixos "-ez" e "-eza" do latim "-itie" e "-itia". Esses sufixos, "-ez" e "-eza", acoplam-se a adjetivos;

    (F) A criação do vocábulo é inadequada, visto que já existe o adjetivo “solidão” para caracterizar pessoas solitárias. 

    Falso. O vocábulo solidão, no lugar de caracterizar, denomina. É, pois, substantivo abstrato, e não adjetivo, conforme se registrou;

    (F) O sufixo -ez indica origem, significando aquele que vem de um local solitário, tal como ocorre em “francês”.

    Falso. Leia o detalhamento presente no primeiro item.

  • acertei, mas desgosto de questões assim, o nível de pedantismo é desalentador.

  • kkkkkkk, é brincadeira!

    Que polidez é uma qualidade tudo bem, mas dizer que sozinhez também é força a barra! Quer dizer que insensatez é qualidade também?!

    Quer me f* me beija p*!

  • Na frase, " sozinhez"  exerce função de substantivo. 

    O sufixo -ez  forma substantivo abstrato derivado de adjetivo (mudo - mudez; surdo - surdez)

     

    A I  está certa pois o adjetivo ( sozinho) foi nomeado (sozinhez) ou seja, virou um substantivo.

  • Nos dicionários polidez é um substantivo e polido um adjetivo, por isso achei que todas estavam erradas

  • Gente, como assim a segunda ta errada? ainda nao entendi pq tá errada

  • A questão não fala que "sozinhez" é um adjetivo. A questão diz que o sufixo "ez" nomeia (torna um substantivo) uma qualidade (o adjetivo sozinho). Assim como o adjetivo polido se torna um nome (polidez) por meio do sufixo "ez"

  • Pessoal, quanto a segunda estar errada Existe uma diferença entre solidão e estar sozinho O "sozinho" pode ter alguém, mas prefere não estar com ela no momento, enquanto a "solidão", é não ter esse alguém
  • Afirmação 1 -> (VERDADEIRA) O sufixo "EZ" realmente indica qualidade. em minhas humildes palavras, o sufixo "ez" tem o poder de converter adjetivos em substantivos abstratos. Veja

    Polido(adjetivo) -> polidez(substantivo abstrato)

    Sensato(adjetivo) -> sensatez(substantivo abstrato)

    Pequeno(adjetivo) -> pequenez(substantivo abstrato)

    Afirmação 2 -> (FALSA) Veja:

    "A criação do vocábulo é inadequada, visto que já existe o adjetivo “solidão” para caracterizar pessoas solitárias."

    MALDADE! A assertiva estaria totalmente correta, mas a pegadinha foi sutil e derrotou o candidato desatento.

    SOLIDÃO NÃO É ADJETIVO.

    Afirmação 3 -> (FALSA) O sufixo que indica origem(assim como "francês", "burguês", "polonês") é o "ÊS" (COM S)

    Logo "EZ" (COM Z) = QUALIDADE | ÊS (COM S) = ORIGEM.

    Quer conhecer o Método que colocará seu nome no TOPO DOS APROVADOS? Siga Method no Instagram!

    https://www.instagram.com/methodconcursos/ 

    Simulados INÉDITOS, com QUESTÕES INÉDITAS baseadas na SUA BANCA!

  • (V) O sufixo -ez permite que seja nomeada uma qualidade, a partir do adjetivo “sozinho”, assim como ocorre em “polidez”. 

    CERTA. Esses sufixos, "-ez" e "-eza", acoplam-se a adjetivos, nomeando qualidades.

    Ex: Rígido (adjetivo) + ez (sufixo) = rigidez (qualidade)

    (F) A criação do vocábulo é inadequada, visto que já existe o adjetivo “solidão” para caracterizar pessoas solitárias. 

    Falso. Solidão não é adjetivo, mas substantivo. Solitária é adjetivo, característica de quem cultiva a solidão.

    (F) O sufixo -ez indica origem, significando aquele que vem de um local solitário, tal como ocorre em “francês”.

    Não indica origem, mas qualidade.

  • Tente colocar a palavra “TANTO” ou “TANTA” antes da palavra que você tem dúvida se é ou não substantivo. Caso a expressão tenha SENTIDO, a palavra será substantivo.

    Ex.:

    TANTO caderno – Ficou com sentido, logo é substantivo.

    TANTO bom – Ficou sem sentido, não é substantivo.

  • esse conteúdo não esta previsto no edital da pc-pa então não estudem isso

  • Afirmação I

    Verdadeira. Os sufixos "-es" e "-eza", segundo a gramática normativa, tendem a se associar a adjetivos. Logo, destinam-se, de fato, a nomear uma qualidade.

    Afirmação II

    Falsa. "Solidão" é substantivo, não adjetivo.

    Afirmação III

    Falsa. Pela mesma justificação da afirmação I.

    Logo, o gabarito é a alternativa C.

  • 5 questões dessa num prova eu tomo no peidante

  • Gente por caridade o termo: sozinhez não está representando um adjetivo não ! Observemos que tem um artigo antes dele logo a palavra é um substantivo!

    Adjetivo é a palavra que acompanha o substantivo, dando qualidade a seres, caracterizando-os

    Esse questão merecia recurso pois a alternativa correta é a letra E, visto que todas as alternativas estão erradas !

  • Que texto!

  • Tendi foi é poh.aaaa nenhuma kkkkkkkkkkkk

  • polidez é substantivo, entendi foi nada

  • Dica para chutar nessa banca que, quase sempre, da certo:

    Para cada assertiva, veja se tem mais V ou mais F entre as opções, ou seja:

    A) F – F – V.

    B) V – V – F.

    C) VFF.

    D) V – V – V.

    E) F – FF.

    Resposta; V - F - F = alternativa C

  • Errei a questão, mas o texto é muito massa!!!

  • Afirmar que "sozinhez" é um adjetivo é triste demais.... meu senhor do céu.

    É claramente uma palavra substantivada, um substantivo que era um adjetivo mas que, por opção semântica do autor do texto, transformou-se em subs.

  • "O sufixo -ez permite que seja nomeada uma qualidade, a partir do adjetivo “sozinho”, assim como ocorre em “polidez”

    Sim, realmente, o sufixo "ez" pode dar origem a substantivos (polido - polidez), porém, a palavra "polidez" existe! Já a palavra "sozinhez" não existe na norma culta, obviamente!

    Nem todos os adjetivos poderão, acrescidos de "ez", formar substantivos.

    Não consigo ver como essa alternativa poderia ser considerada correta.

  • Essa questão dá pra usar a técnica da probabilidade:

    Primeira Opção 3 V

    Segunda Opção 3 F

    Terceira Opção 3 F

    A) F – F – V.

    B) V – V – F.

    C) V – F – F.

    D) V – V – V.

    E) F – F – F.

    GAB / V-F-F