SóProvas


ID
3769705
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Muito devagar e sempre


Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.

Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013. Outra novidade é a geração em todos os principais setores, incluindo os mais atingidos pela crise, como a construção civil.

É verdade que os dados totais do mercado de trabalho, coletados pelo IBGE, contam uma história menos favorável. Mostra-se a criação de 1,84 milhão de vagas no período de 12 meses até agosto, com prevalência de ocupações na maior parte mais precárias (95% delas sem carteira ou por conta própria).

Nada menos que 41% da população ocupada está na informalidade, e outras cifras suscitam preocupação. A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros.

Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.


(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.10.2019. Adaptado)


Sem prejuízo ao sentido original, o período do quinto parágrafo – Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. – está reescrito, em conformidade com a norma-padrão, em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    ✓ Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho → temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva, queremos esse mesmo valor semântico. As conjunções subordinativas concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

     a) Enquanto o desempenho recente recomenda cautela, os indícios mostram a continuidade na abertura de postos de trabalho → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa temporal, queremos um valor de concessão e não de tempo.
     b) O desempenho recente recomenda cautela, porque os indícios anunciam à continuidade na abertura de postos de trabalho → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa explicativa, queremos um valor de concessão e não de explicação.
     c) O desempenho recente recomenda cautela, portanto os indícios sugerem a continuidade na abertura de postos de trabalho → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa conclusiva, queremos um valor de concessão e não de conclusão.
     d) Se o desempenho recente recomenda cautela, os indícios anunciam à continuidade na abertura de postos de trabalho → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional, queremos um valor de concessão e não de condição.
     e) Apesar de o desempenho recente recomendar cautela, os indícios sinalizam a continuidade na abertura de postos de trabalho → CORRETO. Em destaque, temos uma locução prepositiva que expressa um valor semântico de concessão, ela dá início a uma oração subordinada adverbial concessiva reduzida do infinitivo, temos, aqui, a nossa resposta. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    Embora = Concessivas

    Apesar de o desempenho recente recomendar cautela, os indícios sinalizam a continuidade na abertura de postos de trabalho.

  • Embora, apesar, mesmo que, apesar de = CONCESSIVAS, ou seja, dão um "contraste" na oração mas sem alterar o destino final dela.

  • Gabarito: E.

    Concessivas: exprimem contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia sem invalidá-la.

    Embora se, bem que

    malgrado, posto que

    conquanto, nem que

    ainda que/quando, apesar de que

  • LETRA "E".

    "APESAR DE O...". LEMBRANDO QUE NÃO EXISTE CONTRAÇÃO DIANTE DE NÚCLEO DO SUJEITO. ASSIM, "APEDAR DO..." ESTARIA ERRADO!

  • Direto:

    É correta a substituição..

    Embora : concessiva

    apesar de = concessiva .

    Bons estudos!

  • Você mataria a questão simplesmente por saber as conjunções adverbiais.

    QUESTÃO - Sem prejuízo ao sentido original, o período do quinto parágrafo – Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho.

    A oração do enunciado mostra uma relação de subordinação entre as orações. A oração subordinada é introduzida por uma conjunção concessiva marcada pelo "embora". Sabendo disso você já corta as opções A,B,C e D. Vejam:

    LETRA A - Enquanto o desempenho recente recomenda cautela, os indícios mostram a continuidade na abertura de postos de trabalho. [TEMPO]

    LETRA B - O desempenho recente recomenda cautela, porque os indícios anunciam à continuidade na abertura de postos de trabalho. [CAUSAL]

    LETRA C - O desempenho recente recomenda cautela, portanto os indícios sugerem a continuidade na abertura de postos de trabalho. [CONCLUSIVA]

    LETRA D - Se o desempenho recente recomenda cautela, os indícios anunciam à continuidade na abertura de postos de trabalho. [CONDICIONAL]

    LETRA E - Apesar de o desempenho recente recomendar cautela, os indícios sinalizam a continuidade na abertura de postos de trabalho. [CONCESSIVA]

    Para quem tem dúvida entre CONCESSIVA e ADVERSATIVA

    CONCESSIVA

    ~> Conjunção Subordinativa Adverbial

    ~> Indica uma oposição

    ~> Exemplo: Embora esteja chovendo, eu vou sai.

    ADVERSATIVA

    ~> Conjunção Coordenativa

    ~> Indica uma quebra de expectativa

    ~> Exemplo: Eu estou de férias, mas não posso sair.

  • O único termo que pode ser permutado com EMBORA é APESAR DE, nesses casos.

  • GABARITO: LETRA E

    Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo:

    Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

    Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Colegas,

    ao considerar o modo verbal no infinitivo, cheguei a pensar que a conjunção se na alternativa d fosse causal.

    Já que o desempenho recente recomenda cautela, os indícios anunciam à continuidade na abertura de postos de trabalho.

    Uma vez que o desempenho recente recomenda cautela, os indícios anunciam à continuidade na abertura de postos de trabalho.

    Mas não tenho certeza. Corrijam-me, por favor. :)

  • Embora, conquanto, apesar de, por mais que, ainda que e que são conjunções concessivas.

  • Já dizia um velho sábio: "memorizem as conjunções"

    A lição é clara, o INIMIGO tá aí, Desisti quem quer.

  • Concessivas = Introduzem uma oposição entre duas ideias, Oposição não é forte o suficiente para impedir a outra ação.

    embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que pese, nem que, dado que, sem que (=embora não),não obstante, apesar de.

    Encontramos nossos amigos, mesmo sem os procurar.

  • questão para quem realmente estuda, TOP

  • So a conjunção ja matava a questão.

    Conjunção concessiva: Ainda que, apesar de que, embora, mesmo que, conquanto.

  • DECOREM AS CONJUNÇÕESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!