SóProvas


ID
3776026
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte excerto:

Nossa confiança na tecnologia para preencher os silêncios, combater o tédio e nos expressar sem o medo de nos sentirmos julgados é tanta que a indústria se esforça para desenvolver a inteligência artificial para que possamos falar com objetos em vez de pessoas. Os robôs de conversação já são uma realidade. Hoje é possível coletar todas as mensagens e comentários de um usuário na rede para que, uma vez morto, __________ ser recriados seus padrões de conversação, de modo a __________ continuar trocando mensagens com ele. Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não __________ de ser um jogo de imitação. A tecnologia é um meio extraordinário, mas nada é capaz, adverte Turkle, de substituir uma comunicação em pessoa e os benefícios que traz. O sociólogo Georg Simmel, já no início do século passado, qualificou a conversa de antídoto contra a pressão e o estresse causados pela vida moderna. Recentemente, um estudo da Universidade de Chicago provou que a conversa casual entre dois estranhos em um trem ou sala de espera faz desse momento uma experiência mais agradável. Talvez, apontam seus autores, __________ superestimando o desejo de privacidade em um planeta cada vez mais povoado. Não entender os benefícios da interação social resulta inevitavelmente em solidão, empobrecimento e falta de empatia.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • C

    errei de novo, marquei D

  • GABARITO C: possampodermosdeixeestejamos.

    Hoje é possível coletar todas as mensagens e comentários de um usuário na rede para que, uma vez morto, __possam___ ser recriados seus padrões de conversação, de modo a __podermos__ continuar trocando mensagens com ele.

    Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não _deixe__ de ser um jogo de imitação.

    Talvez, apontam seus autores, __estejamos___ superestimando o desejo de privacidade em um planeta cada vez mais povoado.

    Visto isso, vamos perquerir o porquê:

    1.Possam: Conjugação no presente do subjuntivo. Trata-se de um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Segue a seguinte conjugação: que eu possa // que tu possas // que ele possa // que nós possamos // que vós possais // que elespossam.

    2.Podermos: Trata-se do modo infinitivo pessoal, usado sempre que houver um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca. 

    3.Deixe: Forma conjugada no imperativo negativo. Essa modalidade expressa uma ordem, pedido, conselho, convite ou súplica.

    4.Estejamos: Presente do subjuntivo. pode indicar uma ação presente ou futura. É usado para indicar desejos, hipóteses e suposições.

    Qualquer erro, mande uma msg no pv. Abraço.

  • 1) para que ... possam (a locução leva o verbo para o Subjuntivo)

    3) Embora isso não ... deixe (O embora leva o verbo para o Subjuntivo)

    =)

  • esse "deixe" acabou com minha análise kkkkkkkk

  • Os marcadores que modelam algumas formas verbais ...

    Hoje é possível coletar todas as mensagens e comentários de um usuário na rede para que, uma vez morto, possam ser recriados seus padrões de conversação, de modo a podermos continuar trocando mensagens com ele. Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não deixe de ser um jogo de imitação [...] Talvez, apontam seus autores, estejamos superestimando o desejo de privacidade em um planeta cada vez mais povoado.

    Para que possam

    Embora deixe

    O que e o Embora levam os verbos para o Subjuntivo ... um sentido de hipótese.

  • Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não deixe de ser um jogo de imitação [...]

    Embora isso, não deixe de ser um jogo de imitação [...]

    ficou melhor agora?

  • Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não deixe de ser um jogo de imitação [...]

    para ser DEIXA teria que ser assim

    Já que isso, como Alan Turing vaticinou, não deixa de ser um jogo de imitação [...]

    ou uma vez que

  • Questão que requer muita atenção!

  • Marquei D por nao ler texto inteiro, na primeira linha ja deixa claro a ideia de "eu" no texto.

  • PC-PR 2021