SóProvas


ID
3780088
Banca
FCC
Órgão
RIOPRETOPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Os padrinhos da ciência]


      Estamos vivendo em uma era técnica. Muitas pessoas estão convencidas de que a ciência e a tecnologia encerram as respostas para todas as nossas perguntas. Nós apenas deveríamos deixar os cientistas e os técnicos prosseguirem com seu trabalho, e eles criarão o céu aqui na terra.

      Mas a ciência não é algo que acontece em algum plano moral ou espiritual superior, acima do restante das atividades humanas. Como todas as outras partes da nossa cultura, é definida por interesses econômicos, políticos e religiosos.

       A ciência é uma atividade muito cara. Um biólogo que procura entender o sistema imunológico humano necessita de laboratórios, substâncias químicas e microscópios eletrônicos, sem falar de assistentes de laboratórios. Tudo isso custa dinheiro. Ao longo dos últimos 500 anos, a ciência moderna alcançou maravilhas graças, em grande parte, à disposição de governos, negócios, fundações e doadores privados para destinar bilhões de dólares à pesquisa científica.

(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, LP&M, 2016, p. 281) 

Nós apenas deveríamos deixar os cientistas e os técnicos prosseguirem com seu trabalho, e eles criarão o céu aqui na terra.

Uma nova, correta e coerente redação da frase acima, que se inicie pelo segmento Os cientistas e os técnicos criarão o céu aqui na terra, deverá ter como complementação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Nós apenas deveríamos deixar os cientistas e os técnicos prosseguirem com seu trabalho, e eles criarão o céu aqui na terra.

    ➥ Ou seja, há uma condição para eles criarem o céu aqui na terra (=se deixarmos os cientistas e os técnicos prosseguirem com seu trabalho → bastará que os deixemos prosseguir com seu trabalho).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABA a)

    Quanto a alternativa d)

    à medida que

    na medida em que

  • à medida que - conjunção subordinativa adverbial proporcional. Errado: à medida em que

    na medida em que ou na medida que - conjunção subordinativa adverbial causal.

    No mais, assistam o gabarito comentado pela Professora Isabel (excelente explicação)

  • Gente, alguém sabe me responder porque na alternativa "A" o verbo prosseguir não fica prosseguirem?

    Eu acabei acertando a questão por eliminação, mas fiquei na dúvida, pois pensei que: "basta que nós deixemos eles prosseguirem com seu trabalho"

    Alguém pode explicar?

  • Lais Daniela, dois verbos seguidos flexionados. Fica ruim até de ouvir. Na sua frase vc usou o "nós", mas o verbo já está nessa desinência, então está sobrando palavras (economicidade). Você usou o "Basta", mas o verbo "deveríamos" está em tempo verbal diferente. Na reescrita devemos manter esses paralelos entre os tempos verbais. Fica ligada nesses detalhes as bancas adoram eles. Bjs! sucesso na sua jornada. :-)
  • Na letra D:

    OU você usa à medida que OU você usa na medida em que, numa frase.

    O termo "à medida em que" não existe.

  • @Lais Daniela,

    Penso que também esteja correto usar "prosseguirem"e seja uma outra maneira de reescrita. Você pode usar tanto um quanto outro.