-
prestar auxílio às famílias dos expedicionários brasileiros.
-
A Legião Brasileira de Assistência (LBA) foi um órgão assistencial público brasileiro, fundado em 28 de agosto de 1942, pela então primeira-dama Darcy Vargas, com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados à Segunda Guerra Mundial
-
"Em 1942 o governo brasileiro criou a LBA para atender às famílias dos expedicionários brasileiros. Terminada a guerra, a LBA se volta para a assistência à maternidade e à infância, iniciando a política de convênios com instituições sociais no âmbito da filantropia e da benemerência. Caracterizada por ações paternalistas e de prestação de auxílios emergenciais e paliativos à miséria, vai interferir junto aos segmentos mais pobres da sociedade, mobilizando a sociedade civil e o trabalho feminino. Essa modalidade de intervenção está na raiz da relação simbiótica que a emergente assistência social brasileira vai estabelecer com a filantropia e com a benemerência (cf. Mestriner, 2001)"
MESTRINER, Maria Luiza. O Estado entre a filantropia e a assistência social. São Paulo: Cortez, 2001.
-
questão mal formulada... o sig da palavra expedicionário não remonta, na minha opinião quem foi pra guerra
-
Nunca que iria saber que ''Expedicionária'' estava relacionada A Força Expedicionária Brasileira , uma força militar durante a Segunda Guerra Mundial.
A LBA inaugurou o chamado “primeiro damismo” (que resiste até os dias atuais), que tem sua origem vinculada à presidência de honra da LBA, assumida pela primeira-dama, Darcy Vargas.
Objetivo;
- a prestação de serviços assistenciais às famílias dos convocados à guerra.
......................................................................
Com o fim da guerra em 1946
- A LBA reformulou seus estatutos, definindo como principal finalidade a defesa da maternidade e da infância e, de modo progressivo, começa a atuar em todas as áreas de assistência social.
Hora de errar é aqui! Mais uma para agregar aos meus conhecimentos!
FONTE;ESTRATÉGIA