SóProvas


ID
379894
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A respeito do termo etnia

Por etnia entende-se um grupo de pessoas que partilham vários atributos, como espaço geográfico, língua, costumes e valores, e que reivindicam para si o mesmo nome étnico e a mesma ascendência. Mas sempre há nisso grande dose de subjetividade. Daí ser difícil estabelecer fronteiras claras entre as etnias e quantificar os grupos étnicos existentes no planeta. A língua, por exemplo, que parece um critério objetivo, não é suficiente para determinar diversas etnias, se tomada isoladamente, pois muitos grupos étnicos usam o mesmo idioma.

O moderno conceito de etnia desenvolveu-se no século XX, em oposição às teorias racistas que evocavam argumentos de ordem biológica para justificar a dominação de um grupo humano sobre outros. A ciência considera incorreto falar em diferentes raças quando se trata de seres humanos. Todos os homens pertencem ao gênero Homo e à espécie Homo sapiens. Eventuais variações genéticas são mínimas e insuficientes para configurar diferenciações raciais.

Os homens agrupam-se socialmente, e as semelhanças e diferenças que estabelecem entre si decorrem de processos históricos, sempre culturais, jamais naturais. Fundamentalmente, um indivíduo pertence a determinada etnia porque acredita nisso, e tal crença é compartilhada pelos demais indivíduos que compõem o mesmo grupo.

A existência de vários grupos étnicos no interior das mesmas fronteiras nacionais é uma situação comum, pois as populações humanas não são homogêneas, em razão das migrações no decorrer da história. Mas as diferenças étnicas, em diversos casos, são manipuladas para acirrar conflitos de fundo político ou econômico. O próprio conceito de raça humana, há muito não admitido pela antropologia moderna, serviu (e por vezes ainda serve) de pretexto para justificar as mais cruéis manifestações de preconceito,violência e barbárie.

As normas de concordância verbal encontram-se plenamente respeitadas na frase:

Alternativas
Comentários
    • A) Desenvolveu-se ( DESENVOLVERAM-SE) ao longo do século XX vários conceitos científicos, inclusive o de etnia.
    • B) Deve-se ( DEVEM-SE) à antropologia moderna alguns avanços históricos, sobretudo no que diz respeito ao conceito de raça.
    • C) Constam ( CONSTA) entre as mais cruéis manifestações de barbárie a promoção dos terrores raciais, levada a cabo pelos nazistas.
    • D) Correta
    • E) Não deixarão de haver ( DEIXARÁ DE HAVER), infelizmente, novas atrocidades coletivas, em nome de novos pretextos.
  • E) O verbo "deixar" fica no singular devido a impessoalização do verbo "haver"  passar para ele, o verbo auxiliar(deixar).
  • Na Frase "d" o verbo "pode" é intransitivo, assim a palavra "se" funciona como índice de indeterminação do sujeito e a oração tem sujeito indeterminado.

    A intenção da banca foi de tentar confundir, colocou a palavra "se" como sendo um pronome apassivador e tendo como sujetito, supostamento, o núcleo "razões racistas" para  que o condidato erroneamente concordasse com este o verbo pode.
    •  a) Desenvolveu-se ao longo do século XX vários conceitos científicos, inclusive o de etnia. ERRADO. É desenvolveram-se pois concorda com vários conceitos científico. Desenvolveram-se vários conceitos científicos ao longo do sé. XX
    •  b) Deve-se à antropologia moderna alguns avanços históricos, sobretudo no que diz respeito ao conceito de raça. ERRADO. Devem-se alguns avanços históricos à antropologia moderna.
    •  c) Constam entre as mais cruéis manifestações de barbárie a promoção dos terrores raciais, levada a cabo pelos nazistas. ERRADO. Consta o que? A promoção.
    •  d) Já não se pode lançar mão de razões racistas para se camuflar um interesse econômico ou político. CORRETO.
    •  e) Não deixarão de haver, infelizmente, novas atrocidades coletivas, em nome de novos pretextos. ERRADO. Não deixará de haver/ de existir.

     

  • Pessoal, estou com duvida na B!!!

    Qual o motivo de o "Deve-se" nao ir para o plural, ate onde eu sei quando o e VTI ele vai para o plural, nao e? E porque ele e VTDI, e isso?

    Segue o comentario de um colega de algum exercicios anterior!

    Quando o verbo for VTI  a partícula se será índice de indeterminação do sujeito e o verbo não varia. 

    Em verbos VTD ou VTDI a partícula se será partícula apassivadora AIIIIIIIIIIIIIII sim o verbo varia.

    Valeu!!

  • Tens razão, Paulo!!!

    O verbo só pode ficar no plural se for VTD, com a partícula apassivadora, e neste caso é um VTDI, com o indice de indeterminação do sujeito.

     "Deve-se alguns avanços históricos à antropologia", portanto esta alternativa estava correta tbm.
                                            OD                        OI
    Abraços,


  • b) errada.

    A particula apassivadora também ocorre com VTDI. Nesse caso "alguns avanços históricos" não é OD e sim Sujeito. Alguns avanços históricos são devidos à antropologia moderna.
  • Pessoal, na Letra B por que o sujeito não é antropologia moderna? 

    Alguns avanços históricos não funcionaria como ibjeto direto?
     
    Obrigado e bons estudos!
  • COMENTÁRIO DA LETRA (D)

    É importante lembrar que qualquer verbo auxiliar antes do HAVER (principal) também não deve ser flexionado em número, ou seja, FICA NO SINGULAR. Confira os exemplos: 

    • No próximo mês, vai haver dois feriados. 

    Veja que o verbo haver (principal) significa existir e está acompanhado de ir (auxiliar), na terceira pessoa do presente do indicativo (vai). Nesse caso, mesmo o sujeito da frase sendo “dois feriados”, ambos os verbos permanecem no singular (vai haver). Portanto, nunca escreva ou fale “vão haver”. 
  • Olá, JLD (:
    Na letra B o sujeito não pode ser "à antropologia moderna" porque não pode haver sujeito preposicionado. Alguns gramáticos consideram a forma preposicionada válida, mas para concursos públicos, em geral se exige a forma tradicional.

    Sucesso!
  • Nas locuções verbais, a impessoalidade é transferida ao verbo auxiliar. Deve fazer, Deve haver.... Na letra C o sujeito é "a promoção".