SóProvas


ID
3818122
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pai do vício nas telas agora quer oferecer a cura


       Quase 80% dos usuários de smartphones checam seus celulares nos primeiros 15 minutos depois de acordar. E a tendência é só piorar, diz Nir Eyal, professor de Stanford e consultor especializado em ajudar empresas de tecnologia a tornar seus produtos mais viciantes. Nesse mercado, ele afirma que “as empresas que vencem são aquelas que conseguem inventar os produtos mais grudentos”.

      Eyal esclarece que as empresas criaram o processo de fisgar pessoas, de jogar o anzol, acionando quatro passos básicos. Começa com um gatilho, algo que diz ao usuário o que fazer, podendo ser externo ou interno. No Facebook, por exemplo, seria uma notificação que chama atenção para o que está acontecendo na rede. Isso leva ao segundo passo, a ação, algo que o usuário faz em busca de uma recompensa. Ele vai abrir o aplicativo, checar a notificação e começar a ler seu “feed” de notícias. O terceiro passo é a recompensa variável. O psicólogo americano B.F. Skinner mostrou que, quando uma recompensa é dada sem que possa ser prevista, a ação se torna mais frequente. E, então, chega-se à fase do investimento: quando o consumidor usa o produto de forma a aumentar a probabilidade de voltar a usá-lo.

      Eyal admite que depois de um tempo, as empresas nem precisam mais de gatilhos externos. Em vez disso, eles começam a acontecer por causa dos gatilhos internos, associações na mente do usuário. Quando você está entediado, entra no YouTube, se se sente sozinho, abre o Facebook, se tem uma dúvida, checa o Google. Geralmente, são os sentimentos negativos que fazem as pessoas voltarem.

      Agora, Eyal começa a pensar em um método para reverter o vício e ele não está sozinho. Antigos executivos do Facebook e WhatsApp tornaram-se críticos da tecnologia. Eles criaram o vício e agora querem oferecer a cura. Mas para isso acontecer é preciso que os consumidores entendam como sentimentos ruins, como tédio ou solidão, são manipulados para mantê-los fiéis a essas empresas. “Quero que as pessoas pensem em formas de ganhar mais controle de suas vidas, em vez de serem controladas pela tecnologia”, arremata Eyal.

(www1.folhauol.com.br.Adaptado, acessado em 13.10.2019)

Examinando-se as expressões em destaque no segundo parágrafo, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ Eyal esclarece que as empresas criaram o processo de fisgar pessoas, de jogar o anzol, acionando quatro passos básicos. Começa com um gatilho, algo que diz ao usuário o que fazer, podendo ser externo ou interno. No Facebook, por exemplo, seria uma notificação que chama atenção para o que está acontecendo na rede. 

    ➥ Ambas expressões estão empregadas em sentido figurado, irreal, conotativos (=dos contos de fadas).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

     Eyal esclarece que as empresas criaram o processo de fisgar pessoas, de jogar o anzol, acionando quatro passos básicos. Começa com um gatilho = as três estão empregadas em sentido figurado.

  • Gab. B

    Gatilho

    Nome masculino

    1.peça de uma arma de fogo que se pressiona para a fazer disparar (denotativo)

    2.figurado aquilo que desencadeia um processo, uma reação, etc. (conotativo)

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Sentido Próprio = Denotativo = Literal

    Sentido Impróprio = Conotativo = Figurado

  • SENTIDO DENOTATIVO > SENTIDO ORIGINAL, DICIONARIZADO, LITERAL.

    SENTIDO CONOTATIVO > SENTIDO FIGURADO, IRREAL, LITERÁRIO.

  • tá todo mundo figurando aí, sem chance de literalidade.
  • Conotação = imaginário, além do literal.

    Conto de fadas

    Denotação = literal.     

  • tudo sentido figurado.

  • fisgar = cravar (qualquer objeto penetrante)

    gatilho = Peça do fecho de uma arma de fogo que, tocada com o dedo, faz disparar o projétil.

    Sentido próprio = Denotativo = Dicionário (literal)

    Sentido impróprio = Conotativo = figurado

  • De forma clara: você não está pescando a pessoa ou vai atirar nela.

  • Conotativo: imaginário- Vai chover muitas questoes de gramatica hoje!

    chuva de beijos- Sua calça está pescando! choveu gol no jogo.

    Conotativa: Está presente em poesias, cartas de amor, poemas, fábulas, etc...

    Contos de fadas.

    Denotativo: Sentido Real

    Faz muito frio no RJ!

    Denotação: Está presente nas revistas, jornais, reportagens, etc...

  • não acredito que a internet fez a palavra "gatilho" ter sentido figurado...

  • Em razão aos sentidos das palavras, temos: figurado e próprio. O sentido Próprio, são palavras que são empregadas com seu significado comum, por sua vez, o sentido Figurado, são palavras empregadas com valores simbólicos.

    Resposta: B

  • gatilho é de arma

  • LETRA B

    Fisgar e jogar o anzol, só para peixes.

    Gatilho só para arma.

  • Alternativa “B”.

     

    As palavras dentro de um contexto podem assumir vários sentidos. Elas podem aparecer em seu sentido real, ou em sentidos figurados.

     

    -Denotação: palavra utilizada em sentido real, geralmente associado ao primeiro significado que aparece na definição do dicionário. (Denotação, letra “D” de “Dicionário). Transmite o sentido mais comum da palavra, sendo aquele que é imediatamente reconhecido.

    EX: Hoje o mar está agitado.

    As estrelas brilham forte.

    O rio está cheio de peixes.

     

    -Conotação: A palavra utilizada em sentido figurado. Depende de um contexto frásico em que está inserida. Transmite um significado subjetivo da palavra, sujeito à interpretação dos interlocutores e ampliam o sentido original de uma palavra. Tem o objetivo de ser expressiva para provocar sentimentos nos interlocutores. (Conotação, letra "C" de "Conto de Fadas").

    EX: Ela partiu, e deixou um mar de saudades.

    Aquela atriz é uma estrela do cinema.

    Ele chorou rio de lágrimas.

     

    OBS: Cuidado para não cair na pegadinha das bancas. Em questões que abordam o sentido figurado, é preciso ter atenção para o contexto que as frases nas alternativas foram retiradas. Desse modo, você conseguirá entender o sentido da frase ou palavra que está em evidência na questão. Não fiquem presos somente as alternativas, leia de onde elas foram retiradas e entenda seu contexto.