SóProvas


ID
3818302
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nobel de Economia vai para trio que

pesquisa formas de reduzir a pobreza


      Neste ano, o comitê do Prêmio Nobel de Economia concedeu a honraria a três pesquisadores da área: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer.

      Segundo os organizadores, os especialistas têm como mérito terem encontrado maneiras eficazes de combater a pobreza no mundo. Eles fizeram isso, cada um à sua maneira, dividindo um problema global em questões menores, o que facilita o gerenciamento.

      Em meados dos anos 1990, o norte-americano Michael Kremer foi a campo testar intervenções que poderiam melhorar o desempenho escolar de crianças no oeste do Quênia. A francesa Esther Duflo e o indiano Abhijit Banerjee (que são casados) realizaram estudos semelhantes em outros países. Na Índia, por exemplo, mais de 5 milhões de crianças se beneficiaram de programas de reforço em salas de aula. A saúde também está no trabalho dos laureados. Seus estudos mostraram como populações mais pobres são sensíveis a elevações de preços nos gastos com saúde preventiva.

      Dentre o trio de laureados, vale destacar Esther Duflo: ela é a segunda mulher e a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel de Economia.

(https://revistagalileu.globo.com, 14.10.2019. Adaptado)

A expressão “maneiras eficazes de combater a pobreza” está corretamente substituída, conforme a norma-padrão da língua e com o sentido original preservado, por:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

     a) maneiras eficazes sob o combate contra a pobreza → INCORRETO. Eficaz em alguma coisa; combate a alguma coisa.

     b) maneiras eficazes ao combate com a pobreza → INCORRETO. Eficaz em alguma coisa; combate a alguma coisa.

     c) maneiras eficazes do combate sobre a pobreza → INCORRETO. Eficaz em alguma coisa; combate a alguma coisa.

     d) maneiras eficazes no combate à pobreza → CORRETO. Eficaz em alguma coisa (= em+o= no); combate a alguma coisa (= preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "pobreza"= crase= à pobreza). 

     e) maneiras eficazes para o combate pela pobreza → INCORRETO. Eficaz em alguma coisa; combate a alguma coisa.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    maneiras eficazes no combate à pobreza

  • Quem combate combate A alguma coisa A pobreza tem crase.

  • Para responder a esta questão, é necessário saber a regência nominal, isto é, qual(is) preposição(ões) complementa(m) um nome. Ademais, é importante saber o valor semântico das preposições, saber, por exemplo, que algumas delas apresentam valores diferentes a depender do contexto; com isso, trabalha-se tanto a questão da coesão quanto da coerência textual, pois dependendo de como foi aplicada a preposição, o sentido original pode mudar.


    O sentido original da frase é encontrar maneiras eficazes de acabar com a pobreza. Então, uma simples mudança de preposição pode alterar o contexto.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - O erro está na regência do substantivo “combate", tal nome exige a preposição “a". A preposição “sob" está no sentido de em relação a, e a preposição “contra" só exprime valor de oposição.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA - O erro está na regência do substantivo “combate", tal nome exige a preposição “a" e erro também na regência do adjetivo “eficazes". Além de contrariar as regras gramaticais, o sentido original também foi alterado porque quando se diz “maneiras eficazes ao combate com a pobreza", a ideia transmitida é de que como se quisesse combater algo juntamente com outra, pois a preposição “com" exprime uma ideia de ajuntamento.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - O erro está na regência do substantivo “combate", tal nome exige a preposição “a" e erro também na regência do adjetivo “eficazes". Além de contrariar as regras gramaticais, o sentido original também foi alterado porque quando se diz “maneiras eficazes do combate sobre a pobreza", a ideia transmitida foi de que o combate à pobreza não foi algo concretizado, pois a preposição “sobre" exprime uma ideia de a respeito de.


    ALTERNATIVA (D) CORRETA - A reescrita obedeceu às regras da regência e manteve o sentido original. A preposição em contraída com o artigo definido o foi bem colocada após o adjetivo “eficazes". Houve o acento indicativo de crase em “combate à pobreza" porque o substantivo “combate" exige a preposição a, e o substantivo “pobreza" está sendo determinado pelo artigo definido a.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA - O erro está na regência do substantivo “combate", tal nome exige a preposição “a" e erro também na regência do adjetivo “eficazes". Além de contrariar as regras gramaticais, o sentido original também foi alterado porque quando se diz “maneiras eficazes para o combate pela pobreza", a ideia transmitida é de que se quer combater algo em favor da pobreza, pois a preposição “pela" exprime um valor de em favor de.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D)

  • Combater: verbo intransitivo, transitivo direto e transitivo indireto

  • GAB. D)

    maneiras eficazes no combate à pobreza

  • O português correto é muito difícil de aprender.

  •  Sob: A  sob tem sua origem no latim sub. É empregada em situações em que seu significado corresponde a “embaixo de”, “em estado de”, “sujeito à influência ou ao comando de algo ou alguém”

    → Sobre: A preposição sobre também tem sua origem no latim — super. É empregada em situações em que seu significado corresponde a “em cima de”, “acima de” ou “a respeito de”

    Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/preposicoes-sob-sobre.html

  • PC-PR 2021

  • Quem é eficiente, é eficiente EM alguma coisa.

    EM + O = no

  • ALTERNATIVA (D) CORRETA - A reescrita obedeceu às regras da regência e manteve o sentido original. A preposição em contraída com o artigo definido o foi bem colocada após o adjetivo “eficazes". Houve o acento indicativo de crase em “combate à pobreza" porque o substantivo “combate" exige a preposição a, e o substantivo “pobreza" está sendo determinado pelo artigo definido a.

  • a crase entregou a questão.