SóProvas


ID
3827653
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, leia com atenção o texto abaixo para responder à questão.


      O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo. E os dados sobre essa doença são contrastantes: enquanto ela é uma das principais causas de morte de mulheres, também é o tipo de câncer com a maior taxa de cura. O que separa um resultado de outro é, naturalmente, o diagnóstico precoce.

      Hoje, o autoexame das mamas e a mamografia são prevenções efetivas, que buscam pequenos nódulos indicativos do início do problema. Agora, porém, médicos querem tornar o diagnóstico mais simples, prático e preciso: segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, um exame de sangue poderia detectar um câncer de mama 5 anos antes de aparecerem os sinais detectados pelos exames atuais.

      A lógica do estudo foi não focar nas concentrações de células cancerígenas, que são justamente o que causam o nódulo, mas sim nos antígenos produzidos por elas. Antígeno, vale lembrar, é toda substância que desencadeia uma resposta imune do organismo, ativando nosso sistema de defesa.

      A hipótese dos pesquisadores era a de que as células cancerígenas, desde quando são muito poucas, já produzem proteínas que agem como antígenos. Detectar no sangue os anticorpos desencadeados por esses antígenos seria uma forma mais prática de detectar o câncer de mama em estágio inicial.

      Para testar essa hipótese, a equipe coletou amostras de sangue de 90 pacientes recém-diagnosticados com câncer de mama e 90 amostras de pacientes sem o problema, para servir como grupo de controle.

Fonte: https://super.abril.com.br/saude/cancer-de-mama-pode-serdetectado-por-exame-de-sangue-ate-5-anos-antes-de-sinais-aparecerem/

Leia as frases abaixo, reescritas a partir do texto original, e, de acordo com as regras de pontuação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     a) É bom lembrar, que os antígenos são as substâncias que provocam uma reação de defesa do nosso organismo, funcionando como uma resposta imune → INCORRETO. ISSO é bom lembrar (= oração subordinada substantiva subjetiva sendo separada incorretamente pela vírgula).
     b) Toda substância que gera reações de defesa, do organismo ativando-o, como resposta imune é chamada de antígeno → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o adjunto adnominal.
     c) Toda substância que provoca reatividade do organismo, no sentido de ativar seu sistema de defesa como forma de imunidade é chamada de antígeno → INCORRETO. O uso de somente uma vírgula fez com que o sujeito fosse separado do verbo, isso não pode ocorrer.
     d) As substâncias conhecidas como antígenos, são desencadeadas pelo organismo como forma imune de autoproteção → INCORRETO. Sujeito separado incorretamente pela vírgula.
     e) É bom lembrar que as substâncias que geram reações de defesa no nosso organismo, chamadas de antígenos, têm importante função na imunidade do corpo → CORRETO. Temos, em destaque, uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida do particípio, vírgulas usadas corretamente. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Regra básica: não separe termos sujeito/ verbo, verbo / complementos por meio de vírgulas .

    A) É bom lembrar, que .

    A oração é subordinada substantiva (trocamos o que por isso)

    Nas orações subordinadas substantivas , fora a apostiva que geralmente aparece com dois pontos, não usamos vírgulas.

    B) defesa, do organismo

    Não separe os adjuntos nem complementos por vírgulas .

    C) provoca reatividade do organismo, no sentido de ativar

    Incorreta a utilização de vírgulas para separar sujeito do verbo.

    D) Não separamos sujeito do verbo por vírgulas.

    E) separamos termos de função explicativa por meio de vírgulas .

  • A questão é sobre vírgula e é necessário o conhecimento sobre sintaxe. Teremos que encontrar a única alternativa que faz uso corretamente da vírgula.

    a) É bom lembrar, que os antígenos ...

    Incorreta. O que pode ser trocado por "isso", é bom lembrar isso, assim tendo valor de conjunção integrante que dá inicio a uma oração subordinada substantiva e que é errado ser separada por vírgula.

    b) "Toda substância que gera reações de defesa, do organismo..."

    Incorreta. O termo "do organismo" funciona como adjunto adnominal e é incorreto separá-lo do seu substantivo por vírgula.

    c) Toda substância que provoca reatividade do organismo, no sentido de ativar seu sistema de defesa como forma de imunidade(,)é chamada de antígeno.

    Incorreta. Faltou a outra vírgula para isolar o termo deslocado de longa extensão e não separar o verbo do sujeito.

    d) As substâncias conhecidas como antígenos, são desencadeadas pelo organismo como forma imune de autoproteção.

    Incorreta. A vírgula está separando o sujeito do verbo.

    e) É bom lembrar que as substâncias que geram reações de defesa no nosso organismo, chamadas de antígenos, têm importante função na imunidade do corpo.

    Correta. As vírgulas estão isolando uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio.

    ...Que são chamadas de antígenos (forma desenvolvida).

    GABARITO E

  • coloquei questão de interpretação e apareceu pontuação

  • LETRA E - É bom lembrar que as substâncias que geram reações de defesa no nosso organismo, chamadas de antígenos, têm importante função na imunidade do corpo.

    Só um alerta para quem fez a análise do período. O sujeito da primeira oração é um sujeito oracional "que as substâncias que geram reações de defesa no nosso organismo". O sujeito da forma verbal "têm" é o termo "as substâncias", por isso o verbo no plural.

  • gabarito: E)

    Oração subordinada adjetiva explicativa. Deve a explicação ser colocada entre vírgulas ;)

  • A questão é sobre vírgula e é necessário o conhecimento sobre sintaxe. Teremos que encontrar a única alternativa que faz uso corretamente da vírgula.

    a) É bom lembrar, que os antígenos ...

    Incorreta. O que pode ser trocado por "isso", é bom lembrar isso, assim tendo valor de conjunção integrante que dá inicio a uma oração subordinada substantiva e que é errado ser separada por vírgula.

    b) "Toda substância que gera reações de defesa, do organismo..."

    Incorreta. O termo "do organismo" funciona como adjunto adnominal e é incorreto separá-lo do seu substantivo por vírgula.

    c) Toda substância que provoca reatividade do organismo, no sentido de ativar seu sistema de defesa como forma de imunidade(,)é chamada de antígeno.

    Incorreta. Faltou a outra vírgula para isolar o termo deslocado de longa extensão e não separar o verbo do sujeito.

    d) As substâncias conhecidas como antígenossão desencadeadas pelo organismo como forma imune de autoproteção.

    Incorreta. A vírgula está separando o sujeito do verbo.

    e) É bom lembrar que as substâncias que geram reações de defesa no nosso organismo, chamadas de antígenos, têm importante função na imunidade do corpo.

    Correta. As vírgulas estão isolando uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio.

    ...Que são chamadas de antígenos (forma desenvolvida).

    GABARITO E

  • a) É bom lembrar, que os antígenos são as substâncias que provocam uma reação de defesa do nosso organismo, funcionando como uma resposta imune. Errada (conjunção integrante)

    b) Toda substância que gera reações de defesa, do organismo ativando-o, como resposta imune é chamada de antígeno. Errada (não usa virgula para separar o complemento nominal)

    c) Toda substância que provoca reatividade do organismo, no sentido de ativar seu sistema de defesa como forma de imunidade, é chamada de antígeno. Errada (a expressão explicativa que deve ficar entre virgulas)

    d) As substâncias conhecidas como antígenos, são desencadeadas pelo organismo como forma imune de autoproteção. Errada (é proibida a colocação de virgula para separar o sujeito do verbo)

    e) É bom lembrar que as substâncias que geram reações de defesa no nosso organismo, chamadas de antígenos, têm importante função na imunidade do corpo. Correta