SóProvas


ID
3852340
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A ciência da conservação dos produtos farmacêuticos e cosméticos é relativamente nova e somente nos últimos 70 anos tem sido tratada de maneira científica. Nos momentos iniciais, a conservação foi obtida com agentes germicidas, apesar de suas consequências envolverem riscos.
Fabricantes, bem como autoridades em saúde, reconhecem a necessidade de demonstrar a eficácia de conservantes antimicrobianos. Essa efetividade não pode ser testada por uma simples metodologia química que demonstre atendimento à especificação.
Além dos inúmeros fatores envolvidos na escolha do conservante, este deve, ainda, manter sua atividade microbiana na presença de outros insumos da fórmula, não deve se decompor durante a esterilização térmica e deve preferencialmente apresentar atividade biocida.
Assim, a seleção do agente antimicrobiano a ser incorporado em produtos farmacêuticos ou cosméticos é tarefa bastante difícil, devendo ser feita, primariamente sob a luz do conhecimento técnico especifico disponível sobre sua estrutura química, aspectos microbiológicos e legais pertinentes ao conservante ou a suas combinações.
Com base no texto, e de acordo com ANSEL, H.C. et al (2013), analise os TIPOS DE CONSERVANTES disponíveis para emprego em formulações farmacêuticas e cosméticas relacionados abaixo:

1-(___) O CLOROBUTANOL, quando empregado em concentração de 0,5%, exerce ação lítica e desnaturação de membranas.

2-(___) O CLORETO DE BENZALCÔNIO, pode ser empregado em concentrações de 0,01% em preparações injetáveis de pequeno volume, e seu mecanismo de ação é de exercer ação lítica sobre as membranas. Já em concentração de até 0,2% em preparações cosméticas, exerce ação de desnaturação de proteínas.

3-(___) O mecanismo de ação da CLOREXIDINA está relacionado com a desnaturação de enzimas pela combinação com grupos tióis (-SH).

4-(___) O uso de METILPARABENO é incompatível em formulações contendo goma adragante, pois essa macromolécula inativa a ação do conservante. Uma opção para formulações contendo gomas naturais é a utilização de compostos fenólicos como conservante.

5-(___) Devido a sua alta solubilidade em meio aquoso, o ÁCIDO BENZÓICO é o conservante de escolha em preparações farmacêuticas, tais como o Leite de Magnésia® .

Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira (V) ou Falsa (F):

Alternativas
Comentários
  • 1-(V) O CLOROBUTANOL, quando empregado em concentração de 0,5%, exerce ação lítica e desnaturação de membranas. O CLOROBUTANOL faz parte do grupo dos “Fenóis e compostos fenólicos clorados” e o provável mecanismo de ação é a ação lítica e desnaturação sobre membranas citoplasmáticas e para os conservantes clorados, também pela oxidação de enzima

    2-(F) O CLORETO DE BENZALCÔNIO, pode ser empregado em concentrações de 0,01% em preparações injetáveis de pequeno volume, e seu mecanismo de ação é de exercer ação lítica sobre as membranas. (correto, mecanismo de ação dos compostos quaternários, do qual ele faz parte) Já em concentração de até 0,002% em preparações cosméticas, exerce ação de desnaturação de proteínas. concentração é de 0,002% e não 0,2%

    3-( F) O mecanismo de ação DOS MERCURIAIS está relacionado com a desnaturação de enzimas pela combinação com grupos tióis (-SH). MERCURIAIS: TIOMERSAL, ACETATO DE FENILMERCÚRIO...a clorexidina é fortemente adsorvida às membranas bacterianas, causando extravasamento de pequenas moléculas e precipitação de proteínas citoplasmáticas.

    4-(F) O uso de METILPARABENO E COMPOSTOS FENÓLICOS é incompatível em formulações contendo goma adragante, pois essa macromolécula inativa a ação do conservante. X Uma opção para formulações contendo gomas naturais é a utilização de compostos fenólicos como conservante. Muitas das combinações incompatíveis que reconhecidamente inativam os conservantes contêm macromoléculas, incluindo vários derivados de celulose, polietilenoglicóis e gomas naturais. Dentre essas macromoléculas, está a adragante, que pode atrair e reter alguns conservantes, como os parabenos e os compostos fenólicos, tomando-os inaptos para realizar sua função.

    5-(F) Devido a sua alta solubilidade em meio aquoso, o ÁCIDO BENZÓICO é o conservante de escolha em preparações farmacêuticas, tais como o Leite de Magnésia® . O conservante selecionado deve estar predominantemente na forma não dissociada, no pH em que a formulação for preparada, o leite de magnésia é uma solução básica, portando o conservante não pode ser ácido!