SóProvas


ID
3858886
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A briga pela liderança de mercado já colocou marcas mundialmente famosas, rivalizando não apenas na busca pelos consumidores, mas publicamente na mídia, por meio de comerciais ousados e provocativas.

“Nos anos 90, a Pepsi colocou dois motoristas de caminhão - um da própria marca e um da Coca-Cola - sentados lado a lado em um restaurante. Em determinado momento, os personagens trocam de refrigerantes para comparar sabores. O motorista da Pepsi devolve a Coca-Cola ao novo amigo, mas o da Cola-Cola, não... Criado pela agência BBDO e dirigido por Joe Pytk, o filme foi veiculado pela primeira vez durante o Super Bowl de 1995, o evento esportivo de maior audiência dos Estados Unidos…

” Em outro comercial a Coca-Cola recorreu a justiça e conseguiu suspender a veiculação da peça. Nele, a Pepsi mostrava um menino em frente a uma máquina de refrigerantes. Após retirar da máquina duas latas de Coca-Cola, o menino usa as duas embalagens como “degraus” para conseguir retirar, por fim, uma Pepsi.“ (Fonte: revista Exame, abril, 13 set 2016, adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta a estratégia adotada pela Pepsi nessa ação.

Alternativas
Comentários
  • Difícil justificar porque a 'C' está errada.

    Até algum tempo atrás, estávamos bastante acostumados às publicidades comparativas entre Pepsi e Coca-Cola, até que surgiu a ideia que ameaçou pôr em risco todo o mercado de refrigerantes: uma máquina que permitia gasificar água potável para obter soda.

    O mais interessante foi que Soda Stream utilizou essas publicidades comparativas para satirizar (de uma vez só) seus dois grandes concorrentes. O tempo passou e a ideia não conseguiu conquistar o mercado, mas deixou essa interessantíssima peça publicitária.

    Confira o vídeo e a explicação em: https://rockcontent.com/br/blog/publicidade-comparativa/

  • Gabarito do Professor:

    Estratégia competitiva é a maneira como uma organização se comporta em relação aos concorrentes e às vantagens e diferenciais (de âmbitos interno e externo) que possui sobre estes, e a adoção de uma posição de competição no mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Posicionamento, na publicidade, está relacionado à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor e à maneira que uma organização se diferencia da concorrência e alcança a liderança, conquistando um lugar de destaque no mercado. Essa diferenciação pode ser proveniente da qualidade ou desempenho do produto; do preço; do relacionamento com o cliente; da conveniência; do estilo de vida; ou da personalização. No enunciado, ambas as marcas já são bem posicionadas; a Pepsi adotou uma estratégia ofensiva, de ataque à concorrente.

    B) Errado. Reposicionamento é uma alteração na maneira de se posicionar no mercado. Pode ocorrer em decorrência de questões internas ou externas: fusão com outra companhia, queda nas vendas, busca de novos públicos e mercados, associação indevida com a marca, alteração no comportamento do consumidor, entrada de um novo concorrente e crises, por exemplo. No enunciado, a Pepsi não buscou se reposicionar, mas atacou a concorrente em uma estratégia ofensiva.

    C) Errado. Comparação consiste em analisar as características de marcas concorrentes e destacar aspectos positivos e diferenciais de uma delas, minimizando os atributos da outra. Baseia-se, geralmente, no aspecto racional e em pontos passíveis de mensuração (velocidade de entrega, potência, anos de tradição). A Pepsi não comparou suas qualidades com a da Coca-Cola, apesar de minimizar a concorrente por meio de ofensas veladas.

    D) Errado. A estratégia da informação consiste em transmitir conteúdo confiável e adequado sobre uma determinada marca, suas qualidades, benefícios e diferenciais ao público-alvo no momento certo. Pode ser executada de modo direto (por meio de anúncio publicitário, por exemplo) ou indireto (por meio de comentário positivo em um artigo de uma revista de grande circulação). A Pepsi não procurou informar seu público sobre suas qualidades, mas agredir sua concorrente.

    E) Certo. A estratégia ofensiva, na publicidade, consiste em apresentar os diferenciais de uma marca e menosprezar os atributos da concorrente, num tom de deboche bem-humorado. Apesar de criativo, é uma tática arriscada diante dos riscos: ações de contra-ataque da concorrência, repulsa pelo público, ações jurídicas e processos disciplinares pelo CONAR.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:
    - Tigre, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. – 7ª. Reimpressão.