-
C. Mapa de Relacionamentos
-
https://arbache.com/blog/mapa-de-relacionamento/
-
Uma ferramenta que ajuda o Gerente de Projetos a gerenciar os stakeholders e seus relacionamentos é o Mapa de Relacionamentos. Baseado em um mind map, ele permite uma visão geral e gráfica de todos os principais stakeholders e/ou grupos de stakeholders, identificando o grau de relacionamento, sua qualidade, intensidade e sinergia.
-
Questão bastante mista, aborda métodos e ferramentas da gestão e um assunto referente à gestão de processos nas organizações. Vamos analisar cada uma das alternativas e ver qual é a que deve ser assinalada como correta.
A - incorreta. Diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade, baseado na regra 80-20, identifica que 80% dos problemas são causados por apenas 20% de causas. Essa técnica mostra, da direita para a esquerda, em ordem decrescente, a contribuição de cada item avaliado.
B - incorreta. Matriz FOFA/SWOT – É responsável por fazer a análise do ambiente em que determinada organização se insere. Por meio da análise ambiental, a organização poderá conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças e oportunidades que o ambiente vai proporcionar. O ambiente pode ser:
- INTERNO: é composto pelas Forças/Strengths, e Fraquezas/Weaknesses – Aspectos controláveis. Representam, respectivamente, o que a organização tem de melhor, e o que ela pode melhorar.
- EXTERNO: é composto pelas Ameaças/Threats e Oportunidades/Opportunities – Aspectos incontroláveis. São eventos que podem surgir independente da vontade da organização. Representam, nesta ordem, os perigos que a organização pode enfrentar, e as chances que, se bem aproveitadas, podem contribuir para o crescimento da organização.
C - correta. Essa alternativa nos dá um ótimo resumo do que é o Mapa de Relacionamento (MR). O Mapa de Relacionamentos é uma ferramenta utilizada na criação da visão geral do processo (missão/objetivo, início e fim) e de seus relacionamentos com outros processos realizados na organização (processos clientes e fornecedores internos) e com fornecedores e clientes externos, tornando visível as entradas e saídas que fluem entre as funções e mostrando o que está acontecendo na empresa em vários aspectos.
D - incorreta. O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte. O ciclo PDCA é composto por quatro etapas: Plan (Planejar); Do (Executar); Check (Verificar); Act (Agir):
E - incorreta. Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa, graficamente, a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:
- Mão de obra; Métodos; Máquina; Material; Meio Ambiente; Medida.
Após a analise de cada uma das alternativas, chegamos à conclusão de que:
GABARITO: C
Fonte:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.
RENNO, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.
-
É uma ferramenta que apoia o Gerente de Projetos em uma das suas principais atividades: o gerenciamento dos stakeholders e seu relacionamento.
Gestão de Projetos: Mapas de Relacionamento
-
A - INCORRETA. Diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade, baseado na regra 80-20, identifica que 80% dos problemas são causados por apenas 20% de causas. Essa técnica mostra, da direita para a esquerda, em ordem decrescente, a contribuição de cada item avaliado.
B - INCORRETA. Matriz FOFA/SWOT – É responsável por fazer a análise do ambiente em que determinada organização se insere. Por meio da análise ambiental, a organização poderá conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças e oportunidades que o ambiente vai proporcionar. O ambiente pode ser:
◼ INTERNO: é composto pelas Forças/Strengths, e Fraquezas/Weaknesses – Aspectos controláveis. Representam, respectivamente, o que a organização tem de melhor, e o que ela pode melhorar.
◼ EXTERNO: é composto pelas Ameaças/Threats e Oportunidades/Opportunities – Aspectos incontroláveis. São eventos que podem surgir independente da vontade da organização. Representam, nesta ordem, os perigos que a organização pode enfrentar, e as chances que, se bem aproveitadas, podem contribuir para o crescimento da organização.
C - CORRETA. Essa alternativa nos dá um ótimo resumo do que é o Mapa de Relacionamento (MR). O Mapa de Relacionamentos é uma ferramenta utilizada na criação da visão geral do processo (missão/objetivo, início e fim) e de seus relacionamentos com outros processos realizados na organização (processos clientes e fornecedores internos) e com fornecedores e clientes externos, tornando visível as entradas e saídas que fluem entre as funções e mostrando o que está acontecendo na empresa em vários aspectos.
D - INCORRETA. O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte. O ciclo PDCA é composto por quatro etapas: Plan (Planejar); Do (Executar); Check (Verificar); Act (Agir):
E - INCORRETA. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO/ ISHIKAWA
Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.
É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:
➡ Mão de obra; Métodos; Máquina; Material; Meio Ambiente; Medida.
-
LETRA C).
Complementando:
A) - Ferramenta da Gestão de Qualidade.
B) - Ferramenta do Planejamento Estratégico.
C) - Ferramenta da Gestão de Projetos.
D) - Ferramenta da Gestão de Qualidade.
E) - Ferramenta da Gestão de Qualidade.