SóProvas


ID
3873775
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O mormo é uma importante zoonose, cuja letalidade dos casos clínicos humanos é alta. Em abril de 2015, no município de São Cristóvão do Sul em SC, um equino apresentou sintomatologia clínica compatível com mormo e o serviço veterinário oficial foi notificado. O foco foi confirmado laboratorialmente e desde então o estado vem tomando as medidas necessárias para controle e saneamento dos focos, evitando a sua disseminação. Até o dia 13 de maio de 2016 o órgão oficial estadual totalizava entre encerrados e em saneamento, 22 focos com 30 animais sacrificados, todos da espécie equina.

Fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariaanimal/files/ 2012/08/Nota-Técnica-Mormo-13-05-2016.

Com relação ao mormo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) A infecção humana ocorre por contato com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como através de objetos contaminados. A via de penetração do agente no ser humano envolve a pele e mucosas nasal e ocular. (CORRETA)

    .

    B) É uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus Burkholderiamallei.

    O mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei (antes denominada Pseudomonas mallei), acometendo principalmente os solípedes (eqüinos, muares e asininos).

    .

    C) O Mormo não está presente na Lista de Doenças de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial da Instrução Normativa/MAPA nº 50, de 24/09/2013.

    O mormo faz parte da lista das doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito.

    .

    D) Pode apresentar-se na forma aguda ou crônica, sendo que a primeira acomete mais os equinos e a forma crônica é mais comum em asininos e muares.

    Seria o inverso. Em equídeos o Mormo pode apresentar-se nas formas aguda ou crônica, onde a forma aguda é mais comum em asininos e muares e a forma crônica mais comum em equinos.