Gabarito: letra D.
a) A substância é capaz de regular a atividade endócrina. ERRADO. 4. A substância é capaz de desregular a atividade endócrina (desruptor endócrino)
b) A substância é capaz de formar alguma estrutura do tecido ou da célula. ERRADO. 5. A substância é capaz de deformar alguma estrutura do tecido (ex. calcificações) ou da célula (ex. deformações no retículo endosplasmático, lisossomo, etc).
c) A substância não é capaz de provocar câncer. ERRADO. 2. A substância é capaz de provocar câncer (carcinogenia)
d) Concentração na qual a substância provoca efeito adverso observado em 50% dos indivíduos observados (EC50). CERTO. 1. Concentração na qual a substância provoca efeito adverso observado em 50% dos indivíduos observados (EC50)
Fonte: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?view=article&id=143:-ecotoxicologia&format=pdf&option=com_content&Itemid=356
OBS: Bioensaios são testes feitos em laboratório que determinam o grau ou o efeito biológico de uma substância desconhecida ou de uma substância-teste (como drogas, hormônio, químicos, etc); o teste é feito através de comparação experimental do efeito da substância testada com efeitos causados por uma substância conhecida, em uma cultura de células vivas ou em um organismo-teste (USEPA).
Exemplo: bioensaio com peixe paulistinha (Danio rerio)
Dentre os organismos-teste mais amplamente utilizado está o peixe popularmente conhecido como paulistinha ( Danio rerio), em inglês zebrafish. Esse peixe atinge de 3 a 5 cm quando adulto, é de origem indiana e possui um ciclo de vida rápido, que se completa em 3 meses. Em laboratório é de fácil manutenção e produz grande quantidade de ovos translúcidos, portanto de fácil observação sob lupa.
Conclusão: o termo mais adequado seria "necroensaio".