SóProvas


ID
3908524
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

Sem prejuízo para a correção e o sentido, o trecho sublinhado pode ser substituído pelo que se encontra entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A) A despeito de é uma locução prepositiva concessiva, equivale a: apesar de, não obstante. À exceção de é também uma locução prepositiva, contudo denota ressalva e é equivalente a: exceto, salvo, salvante.

    B) ... as quais se fabricam atualmente)

    C) Tanto o Pela quanto o De acordo com (locução prepositiva) estabelecem uma relação acordante.

    D) O Assim foi empregado como advérbio de modo (desse modo, dessa forma).

    D) Conquanto é uma conjunção concessiva, enquanto o pois é explicativa/conclusiva.

  • ✅ Gabarito: C

    A) A máxima, irretocável, à exceção de (à despeito de) pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore → INCORRETO. “À exceção de” – é locução prepositiva. Equivale a “com exclusão de”, “a não ser”, “exceto e “excetuando”; à despeito de – possui sentido concessivo. É semelhante a “apesar de”, embora”, “não obstante”. Também é locução prepositiva. ALÉM DISSO, A CRASE FOI EMPREGADA INCORRETAMENTE.

    B) Máquinas similares às hoje existentes (as quais se fabrica atualmente) serão construídas a custos mais baixos → INCORRETO. O correto é -fabricam.

    C) Pela (De acordo com a) “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra → CORRETO. Temos um sentido de conformidade, logo a substituição por "de acordo com" está correto.

    D) Assim (Portanto), em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia → INCORRETO. No contexto, o sentido existente equivale a “desse modo”, “dessa forma” (ADVÉRBIO DE MODO). O "portanto" funciona somente como uma conjunção coordenativa conclusiva. O correto seria: Assim/Desse modo/Dessa forma/Dessa maneira, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore...

    E) Mas só por enquanto, pois (conquanto) se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas → INCORRETO. Pois -  poderá ser conclusivo ou explicativo. Conquanto é conjunção concessiva.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Para quem marcou (D):

    Assim(sinônimos)

    1 - Deste modo:

    Deste mododesse modo, daquele modo, deste jeitodesse jeito, daquele jeito, desta formadessa forma, daquela forma, desta maneiradessa maneira, daquela maneira, destartedessarte.

    Exemplo: Ninguém imaginou que as coisas fossem acabar assim.

    5 - Assim sendo:

    Assim sendologoportantopor issopor istopor conseguinteentãoconsequentementeisto posto.

    Exemplo: Nós cumprimos inteiramente o regulamente, assim ninguém pode apresentar queixas.

    https://www.sinonimos.com.br/assim/

  • questões assim é sempre bom ir ao texto. Vislumbrando o texto da pra ver que D não se encaixaria, mas olhando apenas a alternativa causaria dúvida

  • Na alternativa 'B', além do erro já apontado pelos colegas, também não está errado pela falta do acento indicador da crase em "as quais "? Alguém saberia responder?

  • A questão requer conhecimentos acerca dos valores semânticos das palavras ou expressões: sinônimos e antônimos; coesão e coerência textuais.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA À exceção de é locução prepositiva e exprime valor de exclusão. À despeito de é locução prepositiva e exprime valor de oposição, contraposição. Logo, a substituição não manteria o mesmo sentido, ficando, assim, incoerente.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A expressão às hoje existentes (1º parágrafo) indica algo que existe atualmente; já a expressão entre parênteses (as quais se fabrica atualmente) indica algo que se está produzindo, construindo. Logo, a substituição não manteria o mesmo sentido, ficando, assim, incoerente.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA Pela (preposição per/por + pronome ela) pode ser substituída, sem alterar o sentido, mantendo a coesão e coerência textuais, pela locução prepositiva de acordo com porque ambas exprimem valor de conformidade, concordância de ideias.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA Assim é advérbio que significa “deste/desse modo"; portanto é conjunção coordenativa conclusiva que também significa “desse modo". Porém, a substituição não manteria a correção gramatical, visto que a conjunção liga duas orações (período composto) e, no caso da frase desta alternativa, trata-se de um período simples, com apenas uma oração. Já os advérbios podem introduzir um período simples.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA Pois é conjunção coordenativa explicativa; conquanto é conjunção subordinativa concessiva, exprime um valor de oposição. Logo, a substituição não manteria o mesmo sentido, ficando, assim, incoerente.

    GABARITO DA PROFESSORA: Letra C.