SóProvas


ID
3908527
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. 

O segmento sublinhado acima exerce a mesma função sintática daquele sublinhado em: 

Alternativas
Comentários
  • O desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação.

    O termo em destaque é o sujeito posposto do verbo aumentar, é só fazer a pergunta ao verbo, o que é que aumenta? Os custos de fabricação = sujeito.

    A) Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo. O termo em destaque é sintaticamente um advérbio de modo.

    B) A revelação foi resultado de uma distração. Temos nosso gabarito, temos um termo com valor sintático de sujeito.

    C) O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar O termo em destaque é sintaticamente um advérbio de tempo.

    D) O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos. O termo em destaque é objeto indireto do verbo pronominal restringir, quem se restringe, se restringe A.

    E) Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto. O termo em destaque é objeto indireto do verbo envolver, quem é envolvido, é envolvido com alguma coisa.

    GABARITO. B

  • Gab. B

    O verbo aumentar, quando expressa tornar-se maior, crescer, é intransitivo. Desse modo os custos de fabricação, que é sujeito do verbo aumentem, não pode ser complemento verbal. A única assertiva que apresenta o respectivo sujeito é A revelação.

  • ✅ Gabarito: B

    O desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricaçãoO termo em destaque é o sujeito, vamos passar a frase para a ordem direta: sem que OS CUSTOS DE FABRICAÇÃO aumentem (os custos estão exercendo a ação de aumentar → sujeito).

    A) Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo → INCORRETO. Sujeito do verbo começar é <o computador>. Já eliminamos a alternativa.

    B) A revelação foi resultado de uma distração → CORRETO. O quê foi resultado de uma distração? A REVELAÇÃO (=sujeito simples; temos a nossa resposta).

    C) O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar → INCORRETO. Temos, em destaque, um adjunto adverbial de tempo e não o sujeito.

    D) O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos → INCORRETO. Restringe a alguma coisa. Em destaque, temos o objeto indireto; trata-se de um complemento verbal iniciado por preposição.

    E) Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto → INCORRETO. Envolvido com alguma coisa. Em destaque, temos o objeto indireto; trata-se de um complemento verbal iniciado por preposição.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Exerce função de sujeito.

  • é o sujeito da frase

  • Sempre coloquem a oração na ordem direta (sujeito + verbo + complemento). Essa dica salva vidas, acreditem

  • Cuidado com o sujeito posposto. FCC adora essa pegadinha. E não vou dar uma de sabichão. Pegou-me.

  • Essa é aquele tipo de questão que o cabra tem que ter a análise sintática na ponta da língua.

    pegou-me também

  • Função de Sujeito

  • Uma dica pessoal elabore o seu próprio mapa mental. A escrita traz o conhecimento eu falei ESCREVENDO e não digitando.

  • Sujeito posposto

    As palavras detestam ficar paradas. Por isso, circulam. Sujeito, verbo, objetos, adjuntos mudam de lugar como artistas trocam de roupa. O passeio da moçada confunde gente boa de gramática. Olho vivo! Antes de optar por esta ou aquela flexão, procure o mandachuva. O verbo se curva diante dele:

    Passavam, apesar da repressão da polícia, manifestantes de diferentes partidos políticos.

    Dica: na dúvida, troque a ordem dos termos da oração. Com o sujeito na frente do verbo, adeus, vacilo:

    Manifestantes de diferentes partidos políticos passavam apesar da repressão da polícia.

    https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/concordancias-espinhosas-sujeito-posposto-ou-nem/

  • Confundi com objeto direto

  • A questão requer conhecimento acerca das funções sintáticas.

    Para responder corretamente a esta questão, é preciso, primeiramente, analisar a função sintática do segmento sublinhado da frase dada no enunciado, para depois analisar a função das expressões sublinhadas nas alternativas.

    Em “o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação", a função sintática do segmento sublinhado é sujeito do verbo “aumentar" (O que aumenta? Os custos de fabricação.).


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O segmento sublinhado um passo singelo exerce a função sintática de adjunto adverbial de modo. O modo como começou.


    ALTERNATIVA (B) CORRETA – O segmento sublinhado a revelação exerce a função sintática de sujeito. A mesma função sintática da expressão sublinhada do enunciado.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O segmento sublinhado poucos segundos exerce a função sintática de predicativo do sujeito, pois o verbo permaneceu é de ligação e tem o mesmo sentido de ficou.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O segmento sublinhado âmbitos estritamente técnicos, antecedido da preposição a, exerce a função sintática de objeto indireto do verbo transitivo indireto restringir-se. Quem se restringe, restringe-se a alguma coisa.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – O segmento sublinhado o projeto, antecedido da preposição com,  exerce a função sintática de complemento nominal do adjetivo envolvido.

    GABARITO DA PROFESSORA: Letra B.

  • pensei que fosse objeto direto.

  • ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA

  • "o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. "

    O termo em destaque é um sujeito da segunda oração. O mesmo acontece na alternativa B em que o termo "A revelação" é um sujeito da oração.

    GABARITO: B

    INSTAGRAN:

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • Para complemento:

    A oração em que o sujeito "os custos de fabricação" está introduzido me parece ser subordinativa Adverbial Concessiva à principal, já que, nesse caso, "sem que" possui valor da locução conjuntiva "ainda que não", então ficaria assim:

    "o desempenho dos chips de computador dobra (Oração principal), sem que aumentem os custos de fabricação(O.S.ADVB.CONCESSIVA)".

    Ou seja, mostra-se a ideia dessa oração contrária a primeira, porque ao dizer que o desempenho dos chips de computador aumenta, seria lógico que se aumenta-se o custo de fabricação, o que não está ocorrendo no texto, indicativo de ideia contrária, concessão.

    Indicativo outro de que a oração é subordinativa concessiva é o tempo verbal no modo subjuntivo dessa oração.

  • "aumentar" é VI... O que aumenta? os custos de fabricação = sujeito
  • CERTA B) A revelação foi resultado de uma distração 

    Talvez eu esteja errado, mas me parece um sujeito sofrendo uma ação, voz passiva

  • A FCC adora isso: tentar confundir o candidato com OD e sujeito.

  • Pergunto o quê/quem pro verbo e achou a resposta sublinhada, corra pro sujeito nas alternativas!

  • Atenção! Vi que muitos comentários, na letra (E), confundiram COMPLEMENTO NOMINAL com OBJETO INDIRETO.

    Vejamos: Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto

    "com o projeto" complementa o adjetivo "envolvido". Por essa razão, é complemento nominal, cujo núcleo é "projeto". Envolvido não é verbo! Objeto direto e indireto são complementos VERBAIS. CUIDADO!