A questão em análise traz algumas ferramentas e técnicas de gestão, BSC, Matriz GUT, PDCA e Mapa Estratégico. Sabendo disso, vamos analisar as alternativas e marcar como correta aquela que possui as características mencionadas no enunciado da questão.
A – CORRETA. Segundo seus autores, Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:
◼ Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC, todavia deve ser adaptada, quando a técnica BSC for aplicada ao setor público, sendo usada para obtenção dos recursos necessários ao cumprimento de sua função social, através da execução do orçamento.
◼ Cliente (mercado): responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
◼ Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
◼ Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.
B – INCORRETA. O mapa estratégico, segundo Rennó (2013), é uma ferramenta que auxilia na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard. Através do mapa estratégico é possível “resumir” graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos
C – INCORRETA. A Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na resolução de problemas e na tomada de decisão, definindo quais problemas são mais críticos, por isso devendo ser priorizados. Para cada problema, leva-se em conta a gravidade (impacto do problema), a Urgência (prazo necessário para resolver o problema) e a Tendência ( potencial de crescimento ou diminuição do problema).
D – INCORRETA. O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de trabalho.
Após analisar as alternativas da questão, percebemos que a questão o enunciado estava se referindo ao BSC, alternativa "A".
GABARITO: A
Fontes:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral para Concursos Públicos. Salvador: Juspodivm, 2016.
RENNÓ, R. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Gabarito A
Balanced Scorecard = BSC
Traduz e “desdobra” a missão, visão e os planos estratégicos em objetivos, desafios e metas, através da criação de indicadores que possam acompanhar, monitorar e medir o andamento dos objetivos, bem como acompanhar e aferir o atingimento dos resultados.
BSC não está limitado aos indicadores financeiros. Ele leva em consideração o equilíbrio entre 4 diferentes perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.
Perspectivas:
Financeira (do acionista) - envolve os indicadores e medidas que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio;
Cliente - responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
Processos internos do negócio - atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
Aprendizado e crescimento - Capacidade de aprender da organização. Está relacionada a indicadores de melhoria contínua (capacitação de pessoal e sistemas).