SóProvas


ID
3918109
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: James Heckman, cientista, economista e estudioso da primeira infância, foi o entrevistado das páginas amarelas da revista Veja, ed. 2549. Leia atentamente trechos da entrevista e responda às questão.  

1 - Por que os estímulos nos primeiros anos de vida são tão decisivos para o sucesso na vida adulta?
É uma fase em que o cérebro se desenvolve em velocidade frenética e tem um enorme poder de absorção, como uma esponja maleável. As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão; se ela for sólida, vão disparar na mesma proporção. Por isso, defendo estímulos desde muito cedo.

2 - O senhor pode soar fatalista: ou bem a criança é estimulada cedo ou terá perdido uma oportunidade única para o aprendizado?
A discussão realmente abre margem para essa interpretação, mas não é bem isso. A mensagem jamais pode ser: depois dos cinco anos, já era. Desde que a criança esteja vivendo em sociedade, ela vai aprender. Existe na espécie humana uma extraordinária capacidade de se beneficiar do ambiente. Só não podemos deixar de encarar o fato de que uma criança que tenha sido alvo de elevados incentivos conquistará uma vantagem para o resto da vida. De outro lado, quanto mais uma criança fica para trás, mais dificuldade ela terá para preencher as lacunas do princípio.  

No trecho Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão, a relação entre os verbos ser e cair está perfeitamente correta, em termos de escrita padrão, garantindo a articulação necessária entre as orações. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta relação correta entre os verbos.

Alternativas
Comentários
  • Eu queria que ele me dava uma carona para o trabalho.- Incorreto, pois o verbo correto seria "Desse", haja vista ser correto o modo e tempo verbal PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO. Na assertiva, encontra-se o verbo, dava,que está no PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO.

    Foco, força e fé.

  • Pretérito imperfeito do Subjuntivo: SSE que faz Presente do indicativo e futuro do pretérito RIA, também do indicativo.

  • eu marquei B, mas o gabarito foi uma nada haver..

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em correlação verbal. O candidato deve indicar em qual assertiva os verbos não mantêm relação de forma correta. Vejamos:

    a) Correta.

    Você quer que eu faça toda a tarefa para você?

    A correlação dos tempos verbais estão perfeitos visto que ambos os verbos estão no presente, sendo eles respectivamente no presente do indicativo e presente do subjuntivo.

    b) Correta.

    Se o aluno estivesse doente, o professor mandaria os exercícios para ele.

    Essa é a correlação mais pedida em provas, por isso, guardem consigo que o pretérito imperfeito do subjuntivo possui relação perfeita com o futuro do pretérito.

    c) Correta.

    A mãe quer que o filho traga todo o material todos os dias.

    Mesma correlação verbal apresentada na assertiva 'a'.

    d) Incorreta.

    Eu queria que ele me dava uma carona para o trabalho.

    A correlação deveria ter sido igual a da alternativa 'b', isto é, pretérito imperfeito do subjuntivo com o futuro do pretérito, para indicar desejo hipotético. O correto é "desse".

    Gabarito: D