SóProvas


ID
393247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, nos estudos de liderança, observa-se que fatores situacionais podem exercer grande influência no comportamento de líderes e liderados, julgue os itens subsequentes.

Independentemente de fatores situacionais, líderes voltados ao cumprimento de metas e preocupados com aspectos técnicos das tarefas são mais eficazes que líderes orientados para o relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A teoria de contingência de Fiedler utiliza a distinção entre tarefas e relacionamento e propõe-se relacionar estes tipos de liderança com a situação. Fiedler pressupõe que existem contingências que tornam mais eficaz um estilo que outro. Supõe, ainda, que o estilo “Orientação para a tarefa” não é superior ao estilo “Orientação para as relações humanas”. Cada um destes estilos é eficaz, consoante a situação. Fiedler não se preocupa tanto em descobrir qual o melhor estilo de liderança, mas o estilo mais eficaz para determinada situação. De acordo com este modelo contingencial de liderança, existem três variáveis situacionais que determinam se uma dada situação é ou não favorável ao líder: 1. as relações pessoais com os membros do grupo; 2. o grau de estruturação da tarefa que o grupo deve realizar; 3. o poder e a autoridade que o poder lhe conferem (poder de posição).

    http://www3.uma.pt/bento/Artigos/Resumo3.pdf

  • De acordo com Fiedler, os fatores situacionais são extramamente importantes para a eficácia da liderança. Assim:
    A liderança orientada para a tarefa á mais adequada quando há grande favorabilidade situacional (tarefas claras, o líder tem poder e as relações com os membros são ótimas) ou grande desfavorabilidade situacional (tarefas ambíguas, o líder não tem poder e as relações com os membros são precárias). 
    A liderança orientada para as relações é mais eficaz em situações de moderada favorabilidade, quando o líder tem razoável poder, as tarefas têm alguma ambiguidade e os relacionamentos são bons. Nessas condições, o líder pode criar uma atmosfera positiva com o grupo e melhorar os relacionamentos, esclarecer a estrutura da tarefa e conseguir estabelecer poder em sua posição.
  • Conteúdo referente à uma classificação dada por Kurt Lewin em que é analisado os estilos de liderança, tendo como enfoque 2 aspectos: TAREFAS (resultados) e RELACIONAMENTOS (pessoas).

    FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=673WEQvGOM0

     

    Então vamos lá.

     

    "Independentemente de fatores situacionais (...) 

    (OK! Os fatores situacionais ou contingenciais não têm nada a ver com o restante do que será dito.

    Dentro do tema Teorias de Liderança, a banca  optou por explorar a classificação dos Estilos de Lideranca.

    A abordagem contingencial é uma outra classificação.)

     

    líderes voltados ao cumprimento de metas e preocupados com aspectos técnicos das tarefas são mais eficazes que líderes orientados para o relacionamento."

    (NÃO! A imposição de "cumprimento de metas" gera pressão. Isso pode ser sentido como desconforto.

    Quando a liderança enfatiza o relacionamento, valorização do servidor/funcionário etc, a motivação pode ser um efeito alcançado).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Item errado!


    Teoria Situacional
        - Modelo de Fiedler

            -- Líderes voltados para 
                --- Tarefa (desempenho melhor em)

                    ---- situações extremas
                --- Pessoas (desempenho melhor em)
                    ---- Situações cotidianas e medianas

     

    Logo, não é independentemente da situação.

    A segunda parte da questão está bem explicada pela [Greice Lawall].

     

    At.te, CW.

    ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. p277. 4ª edição. Editora Alumnos, 2016.

  • NÃO EXISTE MELHOR, É CONTINGENCIAL, LOGO, DEPENDE DA SITUACÃO.

  • Gabarito :ERRADO

     

    Não existe “receita de bolo”. Não há um estilo de liderança que vá sempre funcionar, independente do momento ou tipo de organização que estamos trabalhando. Líderes focados nas tarefas podem “dar certo” em uma empresa e fracassar em outras organizações.

     

    Fonte: Livro Adminstração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó