-
Respondi no mesmo sentido, alcooçismo é uma estratégia individual!!!
Porém encontrei a seguinte literatura:
"Dejours (1990) considera que o consumo de álcool possa, de alguma forma, ser
promovido ao status de defesa coletiva, praticamente indissociável da profissão, contra outros
sofrimentos que são difíceis de combater de outro modo. Aponta que o alcoolismo pode ser
uma confrontação com a organização do trabalho por parte dos trabalhadores."
http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/castrokcm.pdf
-
Gabarito errado. Para Djours o consumo de alcool é um comportamento alimentar e não uma defesa mental.
Da onde eu tirei isso: página 22 do livro "alcoolismo no trabalho" da Magda Vaissmann.
-
Assim como a colega acima, encontrei a mesma explicação para a assertiva.
Para Dejours, em sua contribuição da psicopatologia do trabalho, o consumo de álcool pode ser promovido ao status de defesa coletiva contra o sofrimento, e isso está indissociável da profissão. O consumo de álcool pode ser uma confrontação com a organização do trabalho por parte dos trabalhadores. Essas atitudes coletivas e profissionais podem ser resposta às organizações do trabalho, uma vez que implicam em riscos importantes à integridade corporal do trabalhador, e, por conseguinte, geram tensões psíquicas particulares. Dessa forma, propõe-se aqui não apresentar determinantes do trabalho para o desenvolvimento do alcoolismo, mas sim aspectos da organização do trabalho que contribuem de forma significativa para o uso do álcool no trabalho como aliviador das tensões, como defesa contra os perigos enfrentados e contra o que efetivamente faz sofrer.
(http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/extensao/documentos/anais/6.SAUDE/6PRACPEX01.pdf)
-
O famoso "beber pra esquecer".
-
Encontrei o seguinte:
"A alcoolização aparece nas pesquisas de Karam (2003) como uma estratégia coletiva de defesa dentro do contexto da organização, conseqüentemente tornando-se uma ideologia defensiva, devido sua valorização pelo conjunto de trabalhadores, passando a fornecer 'uma sensação de pertencimento, proteção, coesão do grupo e reconhecimento'” (1)
"Dejours (1990) considera que o consumo de álcool possa, de alguma forma, ser promovido ao status de defesa coletiva, praticamente indissociável da profissão, contra outros sofrimentos que são difíceis de combater de outro modo." (2)
"Em muitos casos, tais trabalhadores preferem se encontrar em bares com o grupo: é a coletividade para lutar coletivamente contra o sofrimento." (2)
FONTES:
(1) FONTE: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/164_011%20-%20SEGET%20-%20SOFRIMENTO.pdf
(2) http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/castrokcm.pdf
* GABARITO: CERTO.
Abçs.
-
Gabarito ERRADO
A questão afirma que o alcoolismo é uma forma de defesa mental contra a angústia (OK) e uma estratégia coletiva de luta contra o sofrimento (errado). O Alcoolismo pode ser uma estratégia coletiva de defesa a depender da situação de trabalho. Para um trabalhador a defesa pode ser o alcool... para outro, pode ser a medicação ou a autoaceleração. E pode ser, também, que seja uma estratégia coletiva. Nâo há um padrão. A questão aponta como uma regra ou uma relação direta de que necessariamente é coletiva.
Em "A loucura do Trabalho", Dejours, (1992, p. 34) aponta "Aparecem então comportamentos individuais específicos: a principal saída frente à ansiedade concreta da morte é o alcoolismo, que atinge um certo número de indivíduos. Mas o alcoolismo não reveste jamais uma forma nem coletiva nem "epidêmica". O alcoolismo é uma saída individual e gravemente condenada pelo grupo social. O alcoolismo nesta situação corresponde a uma fuga em direção a uma decadência mais rápida e a um destino mental e somático particularmente grave, em razão da utilização rápida do dinheiro que não permite mais assegurar uma alimentação conveniente.
-
Gente, parem de colocar o contrário do que está no Gabarito... ficam confundindo a mente. Não estamos aqui para FILOSOFAR... nem debater teoria. Estamos aqui pra aprender o conteúdo de maneira OBJETIVA e saber marcar o X no lugar certo. Então se Dejours na teoria falou que o consumo de álcool possa, de alguma forma, ser promovido ao status de defesa coletiva, PRONTO!! O GABARITO TA CERTO E NÃO SE FALA MAIS NISSO.