SóProvas


ID
3943447
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Netto (2007), a reconceituação do Serviço Social foi um processo que emergiu nos anos de 1960, constituindo um marco para a história do Serviço Social brasileiro. Nesse sentido, a afirmação e a cristalização da perspectiva modernizadora são simbolizadas pelos encontros de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A Perspectiva Modernizadora tem seu ápice por meio de documentos fundamentais: os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) organizados pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social). Percebe-se a preocupação dos profissionais de Serviço Social com o aperfeiçoamento do instrumental operativo com os procedimentos metodológicos e técnicos, como também com os padrões de eficiência.

    O eixo que atravessa o Seminário de Araxá é o transformismo a conservação do Serviço Social tradicional sobre novas bases. Já no Documento de Teresópolis o “moderno” se sobrepõe ao “tradicional”, cristalizando-se operativa e instrumentalmente. Netto (2005) salienta que se em Araxá ficou marcado o cariz sociotécnico, em Teresópolis se fundamenta a operacionalidade de Serviço Social, agora relacionado à administração tecnoburocrática.

    fonte: https://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf

  • Gab.C

    PERSPECTIVA MODERNIZADORA: um esforço no sentido de integrar o Serviço Social no processo de desenvolvimento, com uma moldura teórico e metodológica com um viés "moderno", mas mantendo uma relação de continuidade com os valores e concepções tradicionais.

    Sua linha de desenvolvimento teve seu auge na segunda metade da década de 60, nos seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970). Vertente inspirada no estrutural funcionalismo norte-americano.

    FONTE;ESTRATÉGIA

  • Documentos/Encontros importantes para cada perspectiva do Movimento de Reconceituação: 1 - Perspectiva Modernizadora: Araxá (1967 - Teoria) e Teresópolis (1970 - Metodologia) 2 - Reatualização do Conservadorismo: Sumaré (1978) e Alto da Boa Vista (1984) 3 - Intenção de Ruptura: Método BH (final da dec de 1970 - marco técnico) e Relações Sociais e SS no Brasil (1982)