SóProvas


ID
3950377
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 12.727, de 17 de outubro de 2012, caracteriza o pousio como a prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo. Qual é o período máximo previsto para a duração do pousio?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    O Novo Código admite que o pousio pode ser empregado como técnica agrícola em qualquer propriedade rural e considera o prazo máximo de cinco anos para a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo, independentemente do tamanho da área.

  • Por sua vez, prevê a Lei 11.428/06 (Lei da Mata Atlântica)

    Art. 3º Consideram-se para os efeitos desta Lei:

    (...)

    III - pousio: prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo por até 10 (dez) anos para possibilitar a recuperação de sua fertilidade;

    Bons estudos!

  • Lei 12.651, Art. 3º. Para efeitos desta lei, entende-se por:

    (...)

    XXIV - pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, precuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo; (Incluído pela Lei nº 12.727/2012)

  • GABARITO LETRA B - CORRETA

    Fonte: Lei 12.651/12

    Art. 3º. Para efeitos desta lei, entende-se por:

    (...)XXIV - pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, precuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo; (Incluído pela Lei nº 12.727/2012)

  • O pousio no Código Florestal é no máximo de 5 anos. Já no bioma mata atlântica e ate 10 anos.

  • POU5IO

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 12.651/2012 (Código Florestal) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o período máximo previsto para a duração do pousio.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 3º, XXIV, da Lei n. 12.651/2012, que preceitua:

    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: XXIV - pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo;

    Portanto, a única alternativa que se demonstra correta é a letra "B", visto que o prazo máximo previsto para a duração do pousio é de 05 anos.

    # SE LIGA NA DICA: POU5IO (5 de cinco anos).

    Gabarito: B 

  • A Lei nº 12.727, de 17 de outubro de 2012, caracteriza o pousio como a prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo. Qual é o período máximo previsto para a duração do pousio?

    A

    2 anos.

    B

    5 anos.

    O Novo Código admite que o pousio pode ser empregado como técnica agrícola em qualquer propriedade rural e considera o prazo máximo de cinco anos para a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo, independentemente do tamanho da área.

    Art. 3º. Para efeitos desta lei, entende-se por:

    (...)XXIV - pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, precuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo; 

    C

    3 anos.

    D

    10 anos.