-
Assertiva E
Lembranças da infância em família são gravadas no coração, por isso momentos simples ficam inesquecíveis, sendo que o ingênuo ato de brincar juntos ajuda a formar um adulto mais feliz.
S.V.c.A
-
✅ Gabarito: E
a) Lembranças da infância em família, são gravadas no coração, por isso momentos simples ficam inesquecíveis, sendo que o ingênuo ato de brincar juntos ajuda a formar um adulto mais feliz → INCORRETO. Vírgula separando indevidamente o sujeito do verbo, isso não pode ocorrer.
b) Lembranças da infância em família são gravadas no coração por isso, momentos simples ficam inesquecíveis, sendo que o ingênuo ato de brincar juntos ajuda a formar um adulto mais feliz → INCORRETO. A vírgula deve vir antes da conjunção coordenativa conclusiva POR ISSO para separar a oração coordenada sindética conclusiva.
c) Lembranças da infância em família são gravadas no coração, por isso momentos simples ficam, inesquecíveis, sendo que o ingênuo ato (de brincar juntos) ajuda a formar um adulto mais feliz → INCORRETO. Vírgula separando indevidamente o predicativo do sujeito do verbo, isso não pode ocorrer.
d) Lembranças da infância em família são gravadas no coração, por isso momentos simples ficam inesquecíveis, sendo que o ingênuo ato de brincar juntos ajuda a formar, um adulto mais feliz → INCORRETO. Vírgula separando indevidamente o objeto direto do verbo, isso não pode ocorrer.
e) Lembranças da infância em família são gravadas no coração, por isso momentos simples ficam inesquecíveis, sendo que o ingênuo ato de brincar juntos ajuda a formar um adulto mais feliz → CORRETO.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Nessas questões é fundamental saber que não se separam os elementos básicos por meio de vírgulas.
Sujeito e verbo, Verbos de objetos ou predicativos...
Gab ( E )
Lembranças da infância em família são gravadas no coração, por isso momentos simples ficam inesquecíveis, sendo que o ingênuo ato de brincar juntos ajuda a formar um adulto mais feliz
-
-
"Por isso" não deveria estar entre vírgulas?
-
A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”
Observações:
a) – As conjunções ADVERSATIVAS e CONCLUSIVAS, quando deslocadas, devem ficar entre vírgulas: “Ele sempre se dedicou à empresa, nunca foi, porém, promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, será, portanto, promovido.”
b) – A conjunção POIS, com o valor CONCLUSIVO, deve ficar entre vírgulas: “Ele sempre se dedicou à empresa, será, pois, promovido.” (= portanto)
c) – A conjunção POIS, com o valor EXPLICATIVO ou CAUSAL, pode ou não vir antecedida de vírgula: “Ele deverá ser promovido, pois se dedica à empresa.” (= porque)
Fonte:http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/camera-educacao/platb/2013/09/11/dificuldade-com-virgula-uma-virgula/
-
Uma questão dessa depois de 4 horas de prova com a cabeça cansada, derruba muita gente. Por isso que sempre fico em dúvida se deixo o bloco de português para o final ou não. #TJSP21. Uma vaga é minha.