-
Errado, porque a GUIA não descreve por partes. Ela desvreve na sua TOTALIDADE.
-
Nesse Caso utiliza-se o Inventário.....
-
Guia
"Obra destinada à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente. É o instrumento de pesquisas mais genérico, pois se propõe a informar sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo."
FONTE: Arquivo: teoria e prática - Marilena Leite Paes
-
Errado.
4.1. Instrumentos de pesquisa (Paes, 2004)
Meio que permite a identificação, localização ou consulta a documentos. As tarefas de descrição levam à elaboração desses instrumentos. Eles podem ser básicos ou auxiliares.
4.1.1. Básicos
4.1.1.2. Inventário
As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas de forma sucinta (sumário) ou pormenorizada (analítico). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o 1o instrumento (dos parciais) a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito
-
Bellotto:
Inventário: é o instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes do fundo. É um instrumento do tipo parcial, trazendo descrição sumária e não analítica, esta própria do catálogo.
Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed 4, pág 197)
-
Direto ao Ponto!
Para a descrição de conjuntos documentais ou partes de um fundo, utiliza-se o guia (INVENTÁRIO)de arquivos.
GABARITO: ERRADO