SóProvas


ID
3957763
Banca
UNEB
Órgão
PM-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no trecho a seguir, analise as afirmações que estão logo após esse e assinale a alternativa correta.

Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial e, por isso mesmo, o que chamo de respeito também é limitado e pode ser considerado pelo outro algo desrespeitoso.

Tudo parece um círculo vicioso e sem saída. Mas não é. Não é sem saída dentro dos limites provisórios de nossa história, porque podemos tentar mudar de lugar, perceber, de outro ponto, o mundo que nos constitui e envolve.
[...]

Nessa perspectiva, a diferença não é apenas de etnia, gênero, classe, política e outras tantas manifestações de nosso ser no mundo. A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos. A diferença sou eu, jamais idêntica a minha intimidade, sempre em estado de conversa, de dúvida, de raiva, de preconceito, de desejo, enfim de não coincidência comigo mesma.
[...].

Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento, do pensamento fora dos benefícios do mercado, fora das Universidades vendidas às grandes empresas 'educacionais'? Eis a questão que é continuamente lançada a todos/as nós para tentarmos entender um pouco mais o significado múltiplo e complexo do 'respeito às diferenças' e ousar vivêlo como valor em nosso cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • GAB ( D )

    A) ❌ Assim como a palavra inserção, a lacuna presente em preten__ão deve ser preenchida com ç, posto que ambos vocábulos são derivados de verbos: inserir e pretender respectivamente.

    DICA: Quando as palavras terminarem em em NDER ou NDIR = S

    PRETENDER - Pretensão

    defender = defesa, defensivo

    compreender = compreensão, compreensivo

    repreender = repreensão

    expandir = expansão fundir = fusão 

    -------------------------------------------------------------------------------

    B)❌  A construção "por isso mesmo" anuncia que se irá explicitar uma causa.

    Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial e, por isso mesmo, o que chamo de respeito também é limitado

    Perceba que podemos trocar por "portanto ", assim = Há valor conclusivo.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    C)❌  A expressão "círculo vicioso" poderia ser substituída por "ciclo vicioso" sem que isso implicasse alteração semântica, já que círculo e ciclo são sinônimos.

    Ciclo = Etapas . Se eu digo assim: Fulano tem um ciclo de estudos ..significa dizer que ele tem etapas tipo: segunda matemática... Ao dizer : Círculo vicioso= é uma expressão usada para dizer que há uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e consequências que não levam a nenhum lugar.

    ex: O usuário de entorpecentes vive em ciclo vicioso.

    --------------------------------------------------------------------------

    D) Em "pode ser considerado (1) pelo outro (2) algo desrespeitoso", os termos em destaque exercem sintaticamente, respectivamente, as funções de agente da passiva e de predicativo do sujeito.

    1º Para ter agente da passiva eu preciso de verbo na voz passiva " ser + considerado ".

    2º o predicativo do sujeito pode ser considerado como uma qualidade que retoma ao sujeito..

    --------------------------------------------------------------------------

    E)❌  Em "A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos [...] Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento.", os termos em destaque exercem a função sintática de adjunto adnominal

    Aqui "a gente" vai na" malandragem" sei que vc sabe muita coisa sobre adjunto adnominal e complemento nominal, mas vc está vendo a preposição que acompanha " a nós mesmos"? O adjunto não pede preposição isso é coisa de complemento, embora em "empresa do pensamento " o termo "do pensamento caracterize empresa.

  • Bom comentário, Matheus.

    Galera, apenas um adendo: na última alternativa, respondi considerando que o adjunto adnominal apenas se relaciona com substantivos (concretos e abstratos) enquanto que o complemento nominal trabalha com substantivos (apenas abstratos), advérbios e adjetivos. Logo, observemos a construção "algo exterior". "Exterior" não está adjetivando "algo"? Se eu estiver enganado, corrija-me.

  • Bem observado, FOCO CFO, também pensei isso. Percebe-se que *apenas algo exterior* pode ser substituído por: *somente algo exterior*. portanto, temos um advérbio trabalhando pro adjetivo ´´algo exterior´´. logo, *a nós mesmos* é um complemento nominal.

  • Para quem tiver interesse no grupo de estudos para o CFO PMBA: O link está no ícone em formato de globo no meu perfil (link direto sem enrolação), ou pode me enviar o número pelo chat aqui do QC.

  • Mike, se você ainda tem dúvidas sobre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal, fique ligado nessas dicas e tatuem em sua mente:

    Adjunto Adnominal

    -Substituível por adjetivo perfeitamente equivalente

    -Substantivo Concreto. Também pode ser Abstrato com sentido ativo, de posse, ou pertinência. Se for concreto, só pode ser adjunto.

    -Só modifica substantivo: Então, termo preposicionado ligado a adjetivo e advérbio nunca será adjunto adnominal.

    -Nem sempre preposicionado. Qualquer preposição, inclusive de pode indicar adjunto adnominal.

    Complemento Nominal

    -Não pode ser substituído por um adjetivo perfeitamente equivalente

    -Só complementa Substantivo Abstrato (Sentimento; ação; qualidade; estado e conceito).

    -Refere-se a advérbio, adjetivos e substantivo abstratos. Então, termo preposicionado ligado a adjetivo e advérbio só pode ser Complemento Nominal.

    -Sempre preposicionado. Quando o termo é ligado a substantivo abstrato e a preposição diferente de “de”, normalmente temos CN.

    Rumo ao Oficialato PM BA

    Sertão!!!!!