-
GABARITO: D
(F) “As andorinhas fizeram um vôo incomum”. O acento da palavra em destaque é obrigatório porque está sobre vogal tônica com terminação “oo (s)”. Falso, não se acentuam hiatos com vogais repetidas. Ex:voo, creem etc
(V) “O estranho é perceber que as novas comissárias têm medo de avião”. É obrigatório o uso de acento circunflexo sobre o verbo em destaque porque está na terceira pessoa do plural. Constitui um acento diferencial
(F) “A feiúra é algo relativo e depende do ponto de vista de cada um”. O vocábulo em destaque é acentuado por possuir vogal tônica “u” em hiato, após um ditongo. A forma correta de escrita da palavra é feiura, sem acentuação gráfica. A palavra feiúra, com acento agudo, está errada. A palavra feiura sofreu alteração na sua acentuação com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico: anteriormente era grafada com acento agudo, atualmente deverá ser escrita sem acentuação gráfica.
(F) “Semana passada, João não pôde sair de casa, mas agora pode”. A forma verbal destacada está incorretamente acentuada, visto que não há mais acento diferencial. Ainda existe o acento diferencial PÔDE (Pretérito) e PODE (Presente)
-
FEIURA = FEI - U -RA
O atual acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, eliminou o acento agudo na vogal i e na vogal u quando precedidas de ditongos, nas palavras paroxítonas.
-
Só para a complementação dos comentários anteriores.
Se haver uma palavra paroxítona e o hiato vier depois de ditongo DECRESCENTE (V+SV), essa palavra não levará acento.
Ex.: fei-u-ra
-
Resposta: D
-
Mas se é permitido o "pôde" no passado, por que a questão está errada? Alguém pode me dizer?
-
você aqui novamente !
-
nao entendi pq a letra D está correta, pois pode utilizar o "pôde"
Alguém pode explicar?
-
Vocês que erraram a questão acima. Erraram por falta de atenção, porque o comando da pergunta está afirmando que é errado a utilização do verbo Pôde no pretérito com o acento circunflexo, por isso que é falsa.
-
PODE: corresponde uma ação que acontece no momento. PÔDE: é utilizado para indicar uma ação no
passado. Força e honra!
-
Letra D
A questão diz que não pode usar o acento na palavra "PODÊ" , por isso que é falsa!