SóProvas


ID
396343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

A ruptura com o histórico conservadorismo, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico- metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    "Do ponto de vista dos referentes teórico metodológicos, permanecem as tensões e ambigüidades que caracterizaram o Serviço social brasileiro na década de 1990:apesar da ruptura com o histórico conservadorismo e da legitimidade alcançada pelo pensamento marxista ampliam?se as interferências de outras correntes teórico metodológicas, particularmente no âmbito da influência do pensamento pós?moderno e neoconservador e das teorias herdeiras da “perspectiva modernizadora” (Cf. NETTO, 1996), caracterizadas por seu caráter sistêmico e tecnocrático" (pg. 24/25).
  • O Movimento de Reconceituação, processo ocorrido na região latino americana entre os anos de 1965 a 1975, constituiu-se por ser um movimento de contestação ao conservadorismo que orientava o Serviço Social desde sua gênese assim como suscitou questionamentos acerca do próprio papel desse profissional perante a subalternidade dos países latino-americanos. De fato, esse movimento engendrou o que hoje caracterizamos como Serviço Social crítico orientado pelo pensamento social crítico e marxista, buscando conhecer a realidade em sua totalidade, indo além da aparência. No entanto, romper com o conservadorismo que historicamente influenciou o Serviço Social não significa que tais pensamentos e perspectivas teóricas tenham sido extintas ou eliminadas em sua totalidade. Ao mesmo tempo, é fato que o atual projeto ético-político do Serviço Social, o qual encontra-se fundamentado na teoria social crítica e é fruto também do movimento reconceituador, adquiriu hegemonia diante da categoria desde os anos de 1990. Portanto, mesmo que haja hegemonia entre a categoria profissional na recusa ao conservadorismo, há ainda a possibilidade de interferência dessa perspectiva na profissão. Além disso, em tempos de crise do capital e de uma onda conservadora e neoliberal que contra-ataca a classe trabalhadora, a vigília para com o projeto crítico que ainda orienta a profissão deve ser ainda mais intensificada.


    RESPOSTA: ERRADO
  • alguem poderia explicar melhor essa questao? ficou confusa pra mim.

  • Gabarito "Errado"

     

    Nãou houve  ruptura com o conservadorismo historico apartir do movimento  de reconceituação.

  • Fafa Silva, o termo "não" evidencia o erro do enunciado. retire-o e aí verá sentido. Atualmente coexistem duas propostas na profissão: materialismo dialético crítico e conservadorismo.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O Movimento de Reconceituação, processo ocorrido na região latino americana entre os anos de 1965 a 1975, constituiu-se por ser um movimento de contestação ao conservadorismo que orientava o Serviço Social desde sua gênese assim como suscitou questionamentos acerca do próprio papel desse profissional perante a subalternidade dos países latino-americanos. De fato, esse movimento engendrou o que hoje caracterizamos como Serviço Social crítico orientado pelo pensamento social crítico e marxista, buscando conhecer a realidade em sua totalidade, indo além da aparência. No entanto, romper com o conservadorismo que historicamente influenciou o Serviço Social não significa que tais pensamentos e perspectivas teóricas tenham sido extintas ou eliminadas em sua totalidade. Ao mesmo tempo, é fato que o atual projeto ético-político do Serviço Social, o qual encontra-se fundamentado na teoria social crítica e é fruto também do movimento reconceituador, adquiriu hegemonia diante da categoria desde os anos de 1990. Portanto, mesmo que haja hegemonia entre a categoria profissional na recusa ao conservadorismo, há ainda a possibilidade de interferência dessa perspectiva na profissão. Além disso, em tempos de crise do capital e de uma onda conservadora e neoliberal que contra-ataca a classe trabalhadora, a vigília para com o projeto crítico que ainda orienta a profissão deve ser ainda mais intensificada.


    RESPOSTA: ERRADO

  • Eu matei essa pergunta na interpretação do texto. A partir do movimento de reconceituação (provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórica-metodologico herdeiros da perspectiva modernizadora). Resposta:Errado. FHTM é muito importante para os academia para formação de futuros profissionais, sem os referenciais do passado, as conquistas advindas desses períodos lá atrás, estaríamos no mesmo retrocesso. Nós avançamos e muito.