SóProvas


ID
3963535
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão:

Os resistentes

    Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso, desconhecido da minha tribo. Sei que alguns celulares ronronam e vibram discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade ou dos furúnculos da tia Djalmira a céu aberto, por assim dizer.
        Não dá para negar que o celular é útil, mas no caso a própria utilidade é angustiante. O celular reduziu as pessoas a apenas extremos opostos de uma conexão, pontos soltos no ar, sem contato com o chão. Onde você se encontra se tornou irrelevante, o que significa que, em breve, ninguém mais vai se encontrar.
   Não tenho a menor ideia de como funciona o besouro maldito. E chega um momento em que cada nova perplexidade com ele se torna uma ofensa pessoal, ainda mais para quem ainda não entendeu bem como funciona uma torneira.
    Ouvi dizer que o celular destrói o cérebro aos poucos. Vejo a nós – os que não sucumbiram, os últimos resistentes – como os únicos sãos num mundo imbecilizado pelo micro-ondas de ouvido, com o qual as pessoas trocarão grunhidos pré-históricos, incapazes de um raciocínio ou de uma frase completa, mas ainda conectadas. Seremos poucos, mas nos manteremos unidos, e trocaremos informações. Usando sinais de fumaça.

(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão], “Os resistentes”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado.)

A correta análise do pronome destacado se faz em:

Alternativas
Comentários
  • A para os não assinantes.

    Parece meio difícil, mas é só chatinha.

  • Segurando-o, segurando o celular da mulher dele. GABARITO A

    É preciso ter disciplina, pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • Correta, A

    Importante ler todo o período e/ou parágrafo:

    "Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o (segurando o quê? o celular da mulher dele) como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso, desconhecido da minha tribo"...

  • Gabarito errado.

    o pronome O refere-se a o celular.

  • . Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o(o celular da minha mulher) como se fosse um grande inseto...

    obs: celular está implícito.

  • Fez referencia ao celular que esta implicito então a alternativa deveria citar "o celular" :/

  • Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher (aqui está subentendido celular). Mas segurando-o (o termo faz referencia a parte destacada em vermelho)

    GABARITO A

  • tal da pegadinha, trata-se de expressão subentendida (o celular), nessa eu caí

  • A alternativa B é até atraente, mas a A é a mais linda realmente!

  • Referencia dentro de uma referencia kkkk incrivel questão e incrivel texto. Muito bacana ver uma questão que realmente cobra conhecimento do candidato; e de uma maneira tão sofisticada e sutil. Em "o pronome refere-se à expressão “o da minha mulher”, é verdade, de fato; mas esse "o" em "o da minha mulher", nos remete ao celular, em outro período

  • Pelo amor de Deus VUNESP

  • Eu pensei q fosse o celular.. mas realmente.. o termo anterior n é exatamente o celular.

  • hahahah examinador usou muito o celular.. fez mal pra ele..

  • não compreendi como é a questão A

  • Eu não consegui entender qual é o erro da letra B

  • Eu caí nessa da reciprocidade entre o celular, que é discreto, pois alguns "ronronam e vibram discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música", e os donos, que "nem sempre mostram a mesma discrição". Difícil não cair nessa pegadinha, até agora não achei o erro. Agradeço se alguém me explicar.

  • Poutz, essa foi chata hein, errei

  • Espero não errar novamente, questão malandra

    Mas segurando-o como se fosse um grande inseto... (1ºparágrafo) → o pronome refere-se à expressão “o da minha mulher”. (Correto, o da minha mulher, refere-se ao celular. Ou seja, é um referente, utilizado para sinalizar outro referente.)

    ... os donos nem sempre mostram a mesma discrição. (2ºparágrafo) → o pronome expressa sentido de reciprocidade. (Errado, Perceba-se que ao substituir "por um ao outro".. muda totalmente o sentido)

    Pronomes Reflexivos: a mim mesmo, a ti mesmo, a si mesmo, etc.

    Pronomes Recíprocos: um ao outro, uns aos outros, entre si, etc.

    ... a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade... (2ºparágrafo) → o pronome estabelece a interação com o leitor (Errado, quando o leitor diz sua intimidade, ele se refere ao individuo que fala alto no busão sobre como ele queimou a comida no almoço, não ao leitor.)

  • Bom demais quando a alternativa correta é a primeira.

  • Quase cai na pegadinha da C, parece estar certinha mas logo lembrei que é pronome possessivo ali

    GAB A

    APMBB