SóProvas


ID
3971704
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Abatiá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trecho a seguir foi extraído do romance O Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito por Lima Barreto. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.


“Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. Nada de ambições políticas ou administrativas; o que Quaresma pensou, ou melhor: o que o patriotismo o fez pensar foi num conhecimento inteiro do Brasil, levando-o a meditações sobre os seus recursos, para depois então apontar os remédios, as medidas progressivas, com pleno conhecimento de causa. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro. Não tinha predileção por esta ou aquela parte de seu país, tanto assim que aquilo que o fazia vibrar de paixão não eram só os pampas do Sul com o seu gado, não era o café de São Paulo, não eram o ouro e os diamantes de Minas, não era a beleza da Guanabara, não era a altura da Paulo Afonso, não era o estro de Gonçalves Dias ou o ímpeto de Andrade Neves - era tudo isso junto, fundido, reunido, sob a bandeira estrelada do Cruzeiro”. (Trecho com adaptações).

Na primeira oração do texto - “Policarpo era patriota” -, pode-se afirmar a respeito do verbo “era” que está conjugado no:

Alternativas
Comentários
  • Era está no pretérito imperfeito, indicando uma qualidade pretérita continua do personagem.

    GAB : B

  • GAB ( B)

    O pretérito Imperfeito indica uma ação no passado, mas de caráter repetitivo. Não concluído

    Ex: Neymar Jogava muito pelo Santos.

    Sobre os pretéritos:

    Perfeito:

    Um fato no passado concluído

    Ontem, Joguei bola com os amigos

    Mais- que - prefeito: ( Terminações Ara)

    Um passado do passado.

    Quando ele entrou em campo, já marcara o gol.

    Bons estudos!

  • GAB B

    O pretérito imperfeito se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, uma ideia de continuidade e de duração no tempo.

    'era' nota-se que não tem como concluir se ainda continua sendo.

  • Bizu para identificar o Pretérito Imperfeito pela terminação

    "Tudo que é IMPERFEITO merece uma VA.IA.NHA porque já ERA"

    Famoso VA.IA.NHA.ERA da professora Flávia Rita.

  • Tempos verbais não precisam ser decorados.

    Pretérito é perfeito porque perfeito é o que já está pronto, terminado > "Ele foi à casa" - a ação não é contínua. Ela ocorreu no passado e já acabou no passado, portanto é pretérito perfeito.

    Pretérito é imperfeito porque imperfeito é o que não está pronto, terminado > "Ele ia à casa" - a ação é contínua. Isso acontecia no passado frequentemente, portanto é pretérito imperfeito.

    Essa é a lógica.