SóProvas


ID
398812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.

Os conceitos de culto de personalidade e de estética da recepção estão associados, pois ambos tratam da tendência das massas de se deixarem influenciar por grandes personalidades, como os políticos carismáticos e os pop stars.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Recepção: estuda o comportamento humano na comunicação. Busca entender o que levou o emissor a começar a ação de emitir e o que fez o receptador receber a informação e como foi recebida.
  • Questão errada. O culto de personalidade até se relaciona com políticos carismáticos, mas a estética de recepção concebe apenas a literatura, a leitura e a função do leitor como seus aspectos principais de estudo. 

    Culto de Personalidade: é uma estratégia de propaganda política baseada na exaltação das virtudes - reais e/ou supostas - do governante, bem como da divulgação positivista de sua figura. Cultos de personalidade são freqüentemente encontrados em ditaduras, embora também existam em democracias. O termo culto à personalidade foi utilizado pela primeira vez por Nikita Khrushchov no "Discurso secreto" para denunciar Josef Stalin, Khrushchov citou uma carta de Karl Marx, que critica o "culto do indivíduo". Um culto da personalidade é semelhante ao apoteose, exceto que ele é criado especificamente para os líderes políticos.
    Fonte: 
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/culto-de-personalidade

    Estética de Recepção: surgiu como necessidade de se responder às novas  tentativas de interpretação do texto literário não mais como um produto acabado de seu autor ou simplesmente como objeto estético. A literatura moderna  necessitava de novas  perguntas, novos critérios, não mais aqueles usados antigamente, para ser revelada. Todavia, os questionamentos antigos permanecem importantes para a interpretação por seu valor histórico e mostram os caminhos pelos quais a interpretação já  trilhou, mas que no presente perdem o sentido. Para que  emerjam as novas perguntas, é preciso que sejam separadas daquelas convencionais e se pense a nova obra a partir de novos questionamentos. Assim, da intenção do texto, passou-se à sua recepção, ao modo como o texto reflete e faz refletir sobre o ser humano.
    Fonte: http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/rlgpsilvestrini.pdf