SóProvas


ID
3988222
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atualidade, temos visto a crescente ofensiva contra povos indígenas, a expulsão de suas terras, a violência e o desrespeito aos direitos humanos. A realidade revela a necessidade de aprofundar a discussão sobre os impactos da introdução de políticas universais nas comunidades indígenas. Considerando esse contexto, analise as assertivas abaixo:


I. O desenvolvimento dos povos indígenas vem sendo marcado pelos processos de globalização e de abertura econômica que influenciam a concepção de Estado e interferem nas políticas indigenistas, principalmente quanto à autonomia das populações indígenas.
II. A manutenção de estruturas destinadas ao atendimento exclusivo dos povos indígenas impede a inclusão dos povos indígenas no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e no BPC.
III. Na realidade dos conflitos, a atuação das ONGs indigenistas e ambientalistas atuam numa perspectiva de privatização do indigenismo.
IV. Embora a LOAS tenha o propósito de “contribuir com a inclusão e equidade dos usuários e grupos específicos”, ainda não ocorreu implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nas comunidades indígenas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Texto: Os impactos dos benefícios assistenciais para os povos indígenas: estudo de caso em Aldeias Guaranis. Paulo Afonso de Araújo Quermes; Jucelina Alves de Carvalho.

    (V) I. O desenvolvimento dos povos indígenas vem sendo marcado pelos processos de globalização e de abertura econômica que influenciam a concepção de Estado e interferem nas políticas indigenistas, principalmente quanto à autonomia das populações indígenas.

    (F) II. A manutenção de estruturas destinadas ao atendimento exclusivo dos povos indígenas impede a inclusão dos povos indígenas no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e no BPC.

    (V) III. Na realidade dos conflitos, a atuação das ONGs indigenistas e ambientalistas atuam numa perspectiva de privatização do indigenismo.

    (F) IV. Embora a LOAS tenha o propósito de “contribuir com a inclusão e equidade dos usuários e grupos específicos”, ainda não ocorreu implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nas comunidades indígenas.

    Além disso, o MDS iniciou a implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nas comunidades indígenas - Cras Indígenas - visando tornar a proteção social básica alcançável aos indígenas. Isso está de acordo com o objetivo da Loas de "contribuir com a inclusão e equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando bens e serviços socioassistenciais em áreas urbanas e rurais". Cabe destacar a relevância dos Cras Indígenas em promover ações voltadas para mulheres, idosos, jovens, abordando temas que vão desde o alcoolismo e dependência química até o atendimento à deficiência física e saúde mental.

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000400010&lng=en&nrm=iso