SóProvas


ID
398833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

A digitalização, a convergência tecnológica e a Internet contribuíram para a emergência de um fenômeno que se tem chamado de rádio hipermidiático. Os pesquisadores desse fenômeno concordam que, qualquer que seja o novo rádio, sua base deve ser sonora.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. 
    Como explica Meditsch (2001), o rádio não desaparecerá, mas será fortalecido pelas possibilidades que a internet e, acredita-se, a digitalização, oferecem. O rádio ainda se manterá, como destaca o autor, sonoro. Mas não pode mais se balizar pelas três características definidoras propostas por ele: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • A demanda por uma nova estrutura narrativa, multimidiática e multiplataforma, que busque a complementação e a ampliação do conteúdo, demanda do jornalista uma reformulação em suas rotinas e o investimento em novas habilidades e competências. O rádio onde este jornalista irá atuar também é novo. Trata-se do rádio hipermidiático, que fala em diversas linguagens, em distintos suportes e, ainda assim, mantém no áudio seu foco. Embora a produção do rádio através de múltiplas plataformas e linguagens seja crucial para o jornalista, para a emissora atrair uma nova parcela do público, o rádio em si precisa se manter como tal. O áudio precisa ser independente e, ao mesmo tempo, complementar. Nem todo ouvinte pode – ou quer – buscar um aprofundamento, uma multiplicidade de linguagens – seja através do rádio digital ou do suporte web da emissora.

     

    http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf