SóProvas


ID
398842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

Segundo alguns pesquisadores, o web-rádio, para que seja considerado rádio, deve manter as três características definidoras do rádio, ou seja, deve ser um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • o erro está na palavra "invisível"
  • Questão errada. Como destaca Meditsch (2001), o rádio ainda se manterá sonoro. Mas não poderá mais se balizar por suas três características definidoras: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • Questão da FCC: O Rádio Digital permite abrir o canal de rádio para a transmissão de dados, como textos e imagens no visor do aparelho receptor´.

    ---------------

    Ou seja, a web-rádio não é um meio de comunicação sonoro e invisível, pois boa parte de seu conteúdo também poderá ser lido.

    Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.

     

    http://www.drm-brasil.org/content/o-que-%C3%A9-r%C3%A1dio-digital

  • Aqui vai um desabafo.

    Já devo ter feito, pelo menos, umas 10 questões (o que considero muito) da Cespe com o início da assertiva com esse "segundo alguns pesquisadores". Óbvio que o elaborador da prova tem a liberdade de abordar um tema de maneira que o candidato "erre" a questão, afinal é esse o objetivo de uma prova de concurso, reprovar pessoas. Porém, não é "vale tudo". Uma prova de concurso é um documento vinculado a um edital de caráter normativo (ou deveria). Precisa sim de referência. Para um prova do cargo de jornalista, feita e elaborada por jornalistas, com tantos autores que podem ser referenciados, é realmente uma tristeza p/ quem estuda com seriedade encarar uma "elaboração" dessas.